Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59095
Tipo: TCC
Título: A educação física escolar no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral
Título em inglês: School physical education in motor development of children with cerebral palsy
Autor(es): Maciel, Ana Carmem da Silva
Orientador: Gama, Marcela de Castro Ferracioli
Palavras-chave: Desenvolvimento Motor;Paralisia Cerebral;Educação Física Escolar
Data do documento: 2020
Citação: MACIEL, Ana Carmem da Silva. A educação física escolar no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. 2020. 64 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: A área da Desenvolvimento Motor (DM) é importante para a atuação do professor de Educação Física Escolar (EFE), em especial, para àqueles que atuam com crianças com condições especiais, como crianças com Paralisia Cerebral (PC). Desta forma o presente estudo teve o objetivo geral: Identificar os objetivos das aulas de EFE para o Desenvolvimento Motor (DM) de crianças com PC a partir da visão dos professores (as) de EFE. Participaram da pesquisa quatro professores de EFE séries iniciais/finais, Ensino Médio e de uma Organização Não Governamental (ONGs) das cidades de Fortaleza e Caucaia, CE. Foi utilizado como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com roteiro. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para apresentação dos resultados. Os resultados mostraram que os professores de EFE possuem metodologias pedagógicas voltadas para o DM de crianças com PC. Além disso, observou-se que as aulas desenvolvidas incluem crianças com e sem PC, e os professores não demostraram dificuldades em organizar a prática. A presente pesquisa mostrou que os professores de EFE consideram importante a prática da Educação Física para o DM dos alunos com e sem PC
Abstract: The Motor Development (DM) area is important for the performance of the School Physical Education teacher (EFE), especially for those who work with children with special conditions, such as children with Cerebral Palsy (CP). Thus, the present study had the general objective: To identify the objectives of the EFE classes for Motor Development (DM) of children with CP from the perspective of the EFE teachers. Four teachers of EFE, initial / final grades, high school and a non-governmental organization (NGOs) from the cities of Fortaleza and Caucaia, CE participated in the research. Semi-structured interviews with a script were used as data collection instruments. The content analysis technique was used to present the results. The results showed that EFE teachers have pedagogical methodologies focused on the DM of children with CP. In addition, it was observed that the classes developed include children with and without CP, and the teachers did not show difficulties in organizing the practice. The present research showed that EFE teachers consider the practice of Physical Education important for the DM of students with and without CP.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59095
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_acsmaciel.pdf592,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.