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dc.contributor.advisorVasconcelos, Sandra Maia Farias-
dc.contributor.authorSilva, Maria Silane Sousa e-
dc.date.accessioned2013-09-26T00:00:03Z-
dc.date.available2013-09-26T00:00:03Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSilva, M. S. S.; Vasconcelos, S. M. F. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5906-
dc.descriptionSILVA, Maria Silane Sousa. Memória e identidade: o (s) sentido (s) da humanização da saúde no discurso de professores de psicologia. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.description.abstractOur work aims to perform an interpretative and analytic study about which values, principles and directions emerge from the discourse of health humanization of Brazilian Unified Health System (SUS) and how these ideas appear in the Psychology professors’ discourses. Altogether, fourteen teachers from Federal University of Ceará (Universidade Federal do Ceará), Ceará State University (Universidade Estadual do Ceará), and University of Fortaleza (Universidade de Fortaleza) were interviewed. However, only thirteen interviews were analyzed. Our study is based on the concepts of the French Discourse Analysis theory, such as the concepts of discourse, discursive formation, discursive memory, disciplinary power, and identity, demonstrating that the linguistic dimension is articulated to the discourse in a social-historical way. We utilized the clinical interview methodology (MAIA-VASCONCELOS, 2005) to trigger a narrative of the college graduation and pedagogical practice of each professor. We intend, from the analysis of a discursive practice, this is, the one that takes place during the psychologist’s college graduation, to verify which meaning or meanings involving the theme of health humanization are being constituted, and the relevance of them to the identity and praxis of this professional. The results demonstrate that, in general, professors’ discourses show agreement with the principles and directions of health humanization policy and that the identity of this professional is changing in order to adequate to the work market and to the current reality of the Brazilian societypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectHumanização da Saúdept_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFormação do Psicólogopt_BR
dc.subjectHealth Humanizationpt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPsychologist’s College Graduationpt_BR
dc.subjectHumanização dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectProfessores universitários - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPsicólogos - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPsicologia - Estudo e ensino(Superior)pt_BR
dc.subjectAssistência hospitalar - Política governamental - Brasilpt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde(Brasil)pt_BR
dc.subjectPolítica de saúde - Brasilpt_BR
dc.titleMemória e Identidade: o (s) sentido (s) da humanização da saúde no discurso de professores de psicologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA nossa pesquisa se propõe a fazer um estudo interpretativo e analítico sobre quais valores, princípios e diretrizes emergem no discurso da humanização do SUS e de como este discurso se efetiva no discurso dos professores dos cursos de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Nosso trabalho tem como base os conceitos de discurso, formação discursiva, memória discursiva e poder disciplinar advindos da Análise do Discurso de vertente francesa (AD), mostrando que a dimensão linguística está articulada ao discurso num viés sócio-histórico. Utilizamos a metodologia de Entrevistas Clínicas (MAIA-VASCONCELOS, 2005) com a finalidade de provocar nos sujeitos um relato da formação acadêmica e da prática pedagógica dos mesmos. Ao todo, foram entrevistados catorze docentes; contudo, somente treze entrevistas foram analisadas. Objetiva-se, a partir da análise de uma prática discursiva, qual seja, a de âmbito acadêmico de formação de profissionais de Psicologia, verificar que sentido ou sentidos envolvendo a temática da humanização da saúde estão se constituindo dentro do curso de Psicologia a fim de conhecer a sua relevância para a identidade e práxis desse profissional e para a sua inserção sócio-histórica. Os resultados mostram que, no geral, os professores de Psicologia incorporam as diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização da saúde nas suas práticas discursivas junto aos estudantes de Psicologia e que a identidade do psicólogo está se reestruturando para se adequar às novas exigências de mercado e à realidade da sociedade brasileira da atualidadept_BR
dc.title.enMemory and Identity: the (s) direction (s) of the humanization of health in the discourse of psychology professorspt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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