Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Nelson Barros da-
dc.contributor.authorMendes, Maria das Dores Nogueira-
dc.date.accessioned2013-09-25T23:56:07Z-
dc.date.available2013-09-25T23:56:07Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationMendes, M. D. N.; Costa, N. B. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5904-
dc.descriptionMENDES, Maria das Dores Nogueira. A construção identitária regional pelas topografias discursivas das canções do pessoal do Ceará. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.description.abstractIn this research, we propose to investigate a discursive regional position with all kinds of investments attached to it. Therefore, we took as a basis Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005), a French line discourse annalist, and Costa (2001), who applies the most general concepts of positioning and investment to the literary. The concepts of discursive position, topography and investments are primary in this work: in order to accomplish our task, we fulfilled three stages: 1. To explain how other elements which make up the set design (enunciator, co-enunciator and chronography) as well as the notions of scenographic, ethic and linguistic investments contribute to the construction of cearenses/Northeastern topographies 2. Analysis of the corpus in which the identification of the discoursive topography is carried out 3. Identify of a cearense/Northeastern identity at the positioning, by means of a characterization of a possible topographic investiment. In order to accomplish the study of regional marking, we took as a basis Pimentel (1994) and Costa (2001) who seeks evidences of cearense regionality within discursive position “Pessoal do Ceará”, considering, at the oral level, the physical space, the thematization of local values, the shared ethic investments and the regionality defined by the song composers in his own direction within the Brazilian popular music. At the musical level, we investigate the kinds of music, the instruments and the singing style as well. We also explore the topographies of the songs, which in our opinion, represent elements which are fundamental to the construction of the regional cearense identification in musical terms at that period, which can be characterized through a sort of photography of that period, and of the cearenses landscapes as wellpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectDiscurso Literomusical Brasileiropt_BR
dc.subjectPosicionamentopt_BR
dc.subjectTopografias Regionaispt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectInvestimentos Cenográfico, Ético e Lingüísticopt_BR
dc.subjectBrazilian Popular Music Discoursept_BR
dc.subjectDiscursive Positionpt_BR
dc.subjectRegional Topographispt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectScenographic, Ethic and Linguistic Investmentspt_BR
dc.subjectBelchior,1946- - Crítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectEdnardo,1945- - Crítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectFagner,1950- - Crítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectPessoal do Ceará(Movimento musical)pt_BR
dc.subjectRegionalismo na Música - Cearápt_BR
dc.subjectCanções - Ceará - História e Críticapt_BR
dc.subjectMúsica popular - Ceará - História e Críticapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectMúsica e Linguagempt_BR
dc.titleA construção identitária regional pelas topografias discursivas das canções do pessoal do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa, propomos investigar como as topografias discursivas cearenses com todos os investimentos discursivos a elas atrelados edificam uma identidade regional nas canções do posicionamento “Pessoal do Ceará”. Para isso, tomamos por base Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005) analista do discurso de linha francesa, e Costa (2001), que aplica ao discurso literomusical os conceitos mais gerais de posicionamento e investimento, propostos por aquele. São conceitos centrais neste trabalho: posicionamento, topografia e investimentos. Para efetuarmos nossa tarefa, cumprimos três etapas: 1. Esclarecer como outros elementos que compõem a cenografia (enunciador, co-enunciador e cronografia) e as noções de investimento cenográfico, ético e lingüístico colaboram para a construção de topografias cearenses/ nordestinas; 2. Analisar o corpus, em busca de identificar as topografias discursivas; 3. Identificar uma identidade regional cearense/ nordestina no posicionamento, por meio da caracterização de um possível investimento topográfico. Para o estudo da marcação regional, adotamos as propostas de Pimentel (1994) e Costa (2001), que buscam evidências da regionalidade cearense no posicionamento “Pessoal do Ceará”, considerando, no plano verbal, o espaço físico comum, a tematização de valores locais, os investimentos éticos compartilhados e a regionalidade definida pelos próprios cancionistas em sua orientação na esfera da música popular brasileira. No nível musical, sondamos os gêneros musicais, os instrumentos e o modo de cantar. Exploramos também, principalmente, as topografias das canções, que na nossa compreeensão se constituem elementos fundamentalmente construtores da marcação identitária regional cearense na música daquele período, a qual se distingue por meio de uma espécie de fotografia da época, das paisagens cearenses/ nordestinaspt_BR
dc.title.enThe construction of the regional identification by discursive topograpies of the songs of pessoal do Cearápt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_mdnmendes.pdf816,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.