Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58977
Tipo: Tese
Título: Entre máquinas e esculturas: mulheres levantadoras de peso
Autor(es): Araújo, Leonardo Vasconcelos de
Orientador: Diógenes, Glória Maria dos Santos
Palavras-chave: Imagem corporal em mulheres;Modelagem física para mulheres - Aspectos sociais;Beleza física (Estética);Corpo humano - Aspectos simbólicos
Data do documento: 2021
Citação: ARAÚJO, Leonardo Vasconcelos de. Entre máquinas e esculturas: mulheres levantadoras de peso. Orientadora: Glória Maria dos Santos Diógenes. 2021. 354 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Com esta pesquisa, busco mostrar como a tarefa contínua de levantar pesos pode representar não apenas a fabricação de um corpo forte, musculoso, mas também a construção, para si, de um “lugar no mundo”. Peso é, portanto, limite, matéria que torna possível a tarefa produtiva de reinvenção da vida, a partir da criação de um corpo-potência que estabeleça novas relações com seu entorno. Para isso, me lancei na experiência de acompanhar três mulheres levantadoras de peso, que, com sua prática, confeccionam uma outra corporalidade, desafiando fronteiras e demarcações socialmente impostas. Nesse sentido, a questão que orienta o trabalho é a seguinte: como a prática corporal de mulheres levantadoras de peso impacta o arquivo e o repertório ligados a uma certa imagem do corpo feminino como frágil, delicado e, portanto, incapaz de exercer violência? Parto, portanto, do ressuposto de que a potência do corpo de minhas interlocutoras, bem como sua imagem, exercem uma força disruptiva contra certa ideia do feminino presente em nossa paisagem sociocultural. Em outras palavras, seus corpos parecem questionar relações de poder fundamentadas na diferença sexual, em um binarismo de gênero produzido e sustentado pelo discurso heteronormativo. Para tanto, o trabalho se constrói a partir de três movimentos. No primeiro, “Notas de um pesquisador-atleta amador”, apresento meu percurso metodológico, construído em conjunto com uma série de experimentações corporais ativadas pela partilha somática com minhas interlocutoras. No segundo, intitulado “‘A mulher pode ser o que ela quiser’: fabricando um corpo feminino musculoso”, busco relatar o processo de produção dos corpos de minhas interlocutoras, levando em conta as tecnologias utilizadas, os cenários onde são produzidos, os regimes de afetos, tempo e treinamentos necessários para levá-los ao limite, as lesões enfrentadas, as dietas, os disciplinamentos e os regramentos necessários para performarem bem nas competições. Além disso, busco refletir especificamente sobre como a lógica de cada modalidade contribui para a construção de seu repertório de movimentos e da imagem sustentada por elas. No terceiro movimento, “Colocando o corpo pra jogo”, mostro minhas interlocutoras em ação, em suas diferentes modalidades esportivas. O momento das competições é de fundamental importância para a investigação, na medida em que representa o objetivo último de todo seu investimento corporal e subjetivo, aquilo que vai não só validar sua prática corporal, mas também possibilitar a existência de um retorno financeiro que as permita continuar suas carreiras. Finalmente, a partir das difrações mobilizadas pelo trabalho de “campo-corpo”, tento encaminhar algumas implicações resultantes da prática corporal das atletas, levando em consideração os entrelaçamentos possíveis entre empoderamento físico e político.
Abstract: With this research I intend to show how the daily task of lifting weights can represent not only the manufacturing of a strong (muscular) body, but also the constitution of a subjective anchorage. Weight is, therefore, a limit, a matter that enables the productive effort of life's reinvention through the creation of a powerful body, capable of establishing new relationships with the world and its objects. To do this, I launched myself into the experience of following three female weighlifters, who, within their particular practices, fashioned other corporalities, expanding the body's frontiers and challenging socially imposed boundaries. In this sense, the question the guides my effort is this: how the bodily practice of female weightlifters impact the archive and the repertoire of a certain image of the female body as frail, delicate and incapable of exert violence? I depart, therefore, of the assumption that my interlocutors's body potency, as well as their image, act as a disruptive force against a certain idea of femininity in our social landscape. In other words, their bodies seems to question power relations grounded on the sexual difference, on a gender binarism produced and supported by the heteronormative discourse. For that purpose my work is divided in three moviments. On the first, "Notes of an amatour athlete-researcher" I present to you my methodological route, built in conjunct with a series of bodily experimentations activated by the somatic sharing set with my interlocutors. On the second, "'Woman can be whattever she wants': manufacturing a female muscular body", I present to you the production process of my interlocutors's bodies, taking into consideration the mobilized technologies, the scenarios in which they are produced, the affect regimes, the time and training necessary to take them to their limits, the injuries faced, the diets, the disciplinning and the regulations required for them to perform well on competitions. On the third moviment, finally, my aim is to show the athletes in action, on their different sportive modalities. Competitions are of fundamental importance to this investigation, to the extent that they represent the ultimate goal of all their bodily and subjective engaging. This is due not only through the validation it promotes of their bodily practice but also because they make possible a financial return that allows them to continue their careers. In addition, by way of the diffractions mobilized along the “field-body” work, I address some of the implications resulting from the athletes' corporal practice, taking into account the possible interweavings between physical and political empowerment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58977
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tese_lvaraujo.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.