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dc.contributor.advisorAmora, Kleber Carneiro-
dc.contributor.authorSousa, Bruna Nogueira Ferreira de-
dc.date.accessioned2021-06-10T17:59:23Z-
dc.date.available2021-06-10T17:59:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSousa, Bruna Nogueira de. A flutuação de ânimo na ética de Benedictus de Spinoza. 2021. 38 f. Monografia (Graduação em Filosofia) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58902-
dc.description.abstractIn his Ethics (1677), Benedictus de Spinoza (1632-1677) understands the human being as a finite mode of the unique and infinite substance (Deus sive Natura), consisting of two finite modes - body and mind - and having the ability to affect and being affected by other bodies in many ways. Due to this capacity, a fluctuation of mood can occur: a state of mind in which contrary affects referring to the same object occur simultaneously. How is the production of such a mental state possible? In order to understand which processes are involved in the constitution of mood fluctuations, we present the Spinozian conception of the body-mind relationship, the role of imagination in human affective dynamics, and finally, the causes that originate mood fluctuations. Such knowledge becomes relevant insofar as it enables the elaboration of methods to reduce the naturally alienating and ambiguous effects of this affective composition, being a means in view of happiness.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMentept_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectFlutuação de ânimopt_BR
dc.titleA flutuação de ânimo na ética de Benedictus de Spinozapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa sua Ética (1677), Benedictus de Spinoza (1632-1677) entende o ser humano enquanto modo finito da substância única e infinita (Deus sive Natura), sendo constituído por dois modos finitos – corpo e mente - e tendo a capacidade de afetar e ser afetado por outros corpos de muitas maneiras. Por obra dessa capacidade, pode ocorrer a flutuação de ânimo: um estado da mente em que afetos contrários referidos a um mesmo objeto se dão de maneira simultânea. Como é possível a produção de tal estado mental? Para compreender que processos estão envolvidos na constituição da flutuação de ânimo, apresentamos a concepção spinozana da relação corpo-mente, o papel da imaginação na dinâmica afetiva humana, e finalmente, as causas que originam a flutuação de ânimo. Tal conhecimento torna-se relevante na medida em que possibilita a elaboração de métodos para reduzir os efeitos naturalmente alienantes e ambíguos dessa composição afetiva, sendo meio em vista da felicidade.pt_BR
Aparece nas coleções:FILOSOFIA - BACHARELADO - Monografias

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