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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ideário pedagógico da formação continuada de professores: reflexões sobre a epistemologia da práxis
Título(s) alternativo(s): El ideario pedagógico de la formación continua de profesores: reflexiones acerca de la epistemología de la praxis
Título em inglês: The ideas and pedagogical continuous training of teachers: reflections on the epistemology of the praxis
Autor(es): Rodrigues, Evaldo Ferreira
Nunes, Cely do Socorro Costa
Palavras-chave: Formação continuada de professores;Ideário pedagógico;Práxis
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: RODRIGUES, Evaldo Ferreira; NUNES, Cely do Socorro Costa. O ideário pedagógico da formação continuada de professores: reflexões sobre a epistemologia da práxis. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 99-116, jan./abr. 2021.
Resumo: Este artigo busca situar o ideário pedagógico sobre a formação continuada de professores construído por autores nacionais e internacionais a partir da última década do século XX, tempo em que despontam, no mundo globalizado, modelos formativos assentados ora em concepções de cunho técnico-instrumental, ora de matiz histórico-crítico. Tais modelos e concepções não escaparam ao escrutínio dos estudiosos, cujas análises contribuíram para retirar da subconceitualização e subteorização o campo da formação contínua de professores. O marco teórico para a análise deste ideário assenta-se na pesquisa bibliográfica pela qual renomados autores, como Candau (1996), Marin (1995), Nóvoa (1991a, 1991b), Canário (1995, 1998), Zeichner (2010), Pansardi (2011), Escudero, González e Rodriguez (2013), García-Gutierez (2016), dentre outros, expressam um quadro conceitual diverso, mas não antagônico, acerca das epistemologias sobre formação continuada de professores. Assim, podemos dizer que este ideário pedagógico, de certo consenso, defende uma epistemologia da práxis de formação continuada de professores como forma de ampliar a qualidade das oportunidades de aprendizagem dos professores ao longo da carreira docente.
Abstract: This article seeks to situate the pedagogical ideas about the continued training of teachers constructed by authors of national and international from the last decade of the twentieth century, when emerge in the globalized world formative models based sometimes in theoretical technical-instrumental, other times in historical- -critical concepts. Such models and conceptions have not escaped the scrutiny of scholars whose analyses have helped to remove the under conceptualisation and theorisation of the field of continuing training of teachers. The theoretical framework for the analysis of this ideology lies in the bibliographical research for which reputed authors such as como Candau (1996), Marin (1995), Nóvoa (1991a, 1991b), Canário (1995, 1998), Zeichner (2010), Pansardi (2011), Escudero, González and Rodriguez (2013), García-Gutierez (2016), among others, express a conceptual framework that is diverse, but not antagonistic, about the epistemologies about the continued education of teachers. Thus, we can say that this pedagogical perspective, of certain degree of consensus, advocates an epistemology of the practice of continuous training of teachers as a way to expand the quality of learning opportunities of teachers throughout the teaching career.
Resumen: Este artículo busca situar la ideología pedagógica sobre la formación continuada del profesorado construida por autores nacionales e internacionales a partir de la última década del siglo XX, época en la que surgieron modelos formativos en el mundo globalizado, en ocasiones basados en concepciones de carácter técnico-instrumental, a veces históricamente crítico. Tales modelos y concepciones no escaparon al escrutinio de los académicos cuyos análisis contribuyeron a sacar de la subconceptualización y subteorización el campo de la formación continua del profesorado. El marco teórico para el análisis de este ideal se basa en la investigación bibliográfica a través de la cual autores de renombre como Candau (1996), Marin (1995), Nóvoa (1991a, 1991b), Canário (1995, 1998), Zeichner (2010), Pansardi (2011), Escudero, González y Rodriguez (2013), García-Gutiérrez (2016), entre otros, expresan un cuadro conceptual distinto, pero no antagónico, acerca de las epistemologías sobre la formación continua de profesores. Así, podemos decir que esta idea pedagógica, de cierto consenso, defiende una epistemología de la praxis de formación continua del profesorado como una forma de incrementar la calidad de las oportunidades de aprendizaje de los profesores a lo largo de la carrera docente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58877
ISSN: 2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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