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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ellery Henrique Barros da-
dc.contributor.authorNegreiros, Fauston-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Aldenor Batista da-
dc.contributor.authorLoiola, Francisca Andreia Macedo-
dc.date.accessioned2021-06-09T15:37:23Z-
dc.date.available2021-06-09T15:37:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Ellery Henrique Barros da; NEGREIROS, Fauston; SILVA JÚNIOR, Aldenor Batista da; LOIOLA, Francisca Andreia Macedo. O fenômeno da indisciplina no contexto escolar: o que dizem os professores atuantes no ensino fundamental? Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 86-98, jan./abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58876-
dc.description.abstractThe present work discusses the phenomenon of indiscipline in the school space in a school in the Brazilian Northeastern region. It aims to know the perception of teachers in the face of the phenomenon of indiscipline in Elementary School Final Years. Thus, the method used was the qualitative approach and regarding the objectives of the research classified as descriptive. The participants were 6 (six) teachers who work in classes from the 6th to the 9th grade of Elementary School Finals Years in the municipality of Barão de Grajaú (MA). The data collection instrument was a semi-structured questionnaire. The data analysis procedure used was Depth Hermeneutics, consisting of its three stages: socio-historical analysis, formal or discursive analysis and (re)interpretation. From the results obtained, there is a need for pedagogical practices that accompany social changes and the reality of schoolchildren, as well as the role of the family in the education of children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectEnfrentamentopt_BR
dc.subjectAtuação pedagógicapt_BR
dc.titleO fenômeno da indisciplina no contexto escolar: o que dizem os professores atuantes no ensino fundamental?pt_BR
dc.title.alternativeEl fenómeno de la indisciplina en el contexto escolar: ¿qué dicen los profesores que actúan en la educación fundamental?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho discute sobre o fenômeno de indisciplina no espaço escolar em uma escola no cenário nordestino. Possui como objetivo conhecer a percepção dos professores frente ao fenômeno de indisciplina no Ensino Fundamental Anos Finais. Assim, o método utilizado foi o de abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos da pesquisa, classifica-se como descritiva. Os participantes foram 6 (seis) professores que atuam em turmas do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental Anos Finais no município de Barão de Grajaú (MA). O instrumento de coleta dos dados foi um questionário semiestruturado. O procedimento de análise dos dados utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade, constituída pelas suas três etapas: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. A partir dos resultados obtidos, constata-se a necessidade de práticas pedagógicas que acompanhem as transformações sociais e a realidade dos escolares, bem como o papel da família na educação dos filhos.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente trabajo discute el fenómeno de la indisciplina en el espacio escolar en una escuela en el escenario Nororiental. Tiene como objetivo conocer la percepción de los docentes ante el fenómeno de la indisciplina en los últimos años de la Educación Primaria. Así, el método utilizado fue el enfoque cualitativo y en cuanto a los objetivos de la investigación se clasificó como descriptivo. Los participantes fueron 6 (seis) docentes que laboran en las clases del 6.º al 9.º año de los años finales de la Educación Primaria en el municipio de Barão de Grajaú (MA). El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario semiestructurado. El procedimiento de análisis de datos utilizado fue la Hermenéutica Profunda, que consta de tres etapas: análisis sociohistórico, análisis formal o discursivo y (re) interpretación. A partir de los resultados obtenidos, surge la necesidad de prácticas pedagógicas que acompañen los cambios sociales y la realidad de los escolares, así como el papel de la familia en la educación de los niños.pt_BR
dc.title.enThe phenomenon of indiscipline in school context: what do teachers acting in fundamental education say?pt_BR
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