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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58847
Tipo: | TCC |
Título: | Análise do comportamento no estado fresco e endurecido de pastas álcali ativadas à base de cinzas de combustão de carvão mineral e de escória de aciaria |
Autor(es): | Caetano, Phablo Henrique Cunha |
Orientador: | Batista, Tatiane Lima |
Palavras-chave: | Cinza volante;Escória de aciaria;Cinza pesada;Cimento álcali ativado;Tempo de pega;Resistência à compressão |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | CAETANO, Phablo Henrique Cunha. Análise do comportamento no estado fresco e endurecido de pastas álcali ativadas à base de cinzas de combustão de carvão mineral e de escória de aciaria. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2021. |
Resumo: | O aglomerante mais utilizado na construção civil é o cimento Portland, no entanto, esse material é um grande emissor de dióxido de carbono (CO2). Por esta razão, novos materiais têm sido investigados com o intuito de substituir totalmente, ou em partes, o uso desse aglomerante. Nesse cenário, o cimento álcali ativado surge como uma alternativa. Esse material pode ser obtido a partir de precursores como cinza volante, cinza pesada e a escória de aciaria. Por se tratar de um novo tipo de material aglomerante, este trabalho foca em analisar a suas principais características, tais como a trabalhabilidade, o tempo de pega e a resistência à compressão. Essas propriedades foram analisadas por meio da confecção de pastas simples e binárias, utilizando como ativadores o hidróxido de sódio e o silicato de sódio, divididas em três sistemas, contendo pares de precursores, e na posterior realização de ensaios como mini slump, funil de Marsh, ensaio de tempo de pega e ensaio de resistência à compressão. Através dos ensaios realizados pode-se observar que a cinza pesada, juntamente com a cinza volante não proporcionaram um tempo de pega ideal para o uso na construção civil, uma vez que, por exemplo, a pasta que continha 100% de cinza pesada, no sistema VP, não apresentou sinal de pega, o mesmo ocorreu para o sistema PB e ao acrescentar apenas 25% de escória de aciaria, nesse sistema, o tempo de pega inicial passou a ser em torno de 14,4 horas, fazendo com que a escória funcionasse como um acelerador de pega. Além disso, na proporção correta, a escória de aciaria quando misturada com as cinzas de combustão de carvão mineral, acaba influenciando positivamente na trabalhabilidade e na resistência à compressão, chegando a atingir valores, aos 28 dias, tais como 38,73 MPa, contendo 50% de cinza volante e 50% de escória de aciaria. Sendo assim, pode-se dizer que a escória de aciaria contribui de maneira significativa, quando incorporado a pastas à base de cinzas de combustão de carvão mineral. |
Abstract: | The most used binder in civil construction is Portland cement, however, this material is a large emitter of carbon dioxide (CO2). For this reason, new materials have been investigated to fully or in part replace the use of this binder. In this scenario, activated alkali cement emerges as an alternative. This material can be obtained from precursors such as fly ash, bottom ash and steel slag. As it is a new type of binder material, this work focuses on analyzing its main characteristics, such as workability, setting time and compressive strength. These properties were analyzed by making simple and binary pastes, using as ativators sodium hydroxide and sodium silicate, divided into three systems, containing pairs of precursors, and in the subsequent performance of tests such as mini slump, Marsh funnel, setting time and compression strength. Through the tests performed it can be observed that the bottom ash, together with the fly ash did not provide an ideal initial setting time for use in civil construction, since, for example, the paste containing 100% bottom ash, in the VP system, did not show a handle signal, the same occurred for the PB system and by adding only 25% of steel slag , in this system, the initial setting time became around 14.4 hours, making the slag function as a handle accelerator. Moreover, in the correct proportion, the steel slag when mixed with the combustion ash of coal, ends up positively influencing the workability and compressive strength, reaching values, at 28 days, such as 38.73 MPa, containing 50% of fly ash and 50% of steel slag. Thus, it can be said that the slag of a ciary contributes significantly when incorporated into pastes based on coal combustion ash. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58847 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias |
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