Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58844
Título: Regressão linear geograficamente ponderada em ambiente SIG
Autor(es): Carvalho, Luís Eduardo Ximenes
Silva, Henrique Nogueira
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Meneses, Hamifrancy Brito
Palavras-chave: Sistemas de informação geográfica
Análise espacial (Estatística)
Planejamento do transporte rodoviário
Transporte - Planejamento
Data do documento: 2006
Citação: CARVALHO, Luís Eduardo Ximenes; SILVA, Henrique Nogueira; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; MENESES, Hamifrancy Brito. Regressão linear geograficamente ponderada em ambiente SIG. Transportes, São Paulo-SP, v. 14, n. 2, p. 18-26, 2006.
Resumo: Este artigo aborda considerações teóricas e resultados da implementação em ambiente SIG de um modelo confirmatório de estatística espacial — regressão linear geograficamente ponderada (RGP) — não disponível em ambiente livre. Os aspectos teóricos deste modelo local de regressão espacial foram amplamente discutidos em virtude da escassa bibliografia existente. O modelo RGP foi implementado na linguagem de programação GISDK do SIG-T TransCAD, utilizando compreensivamente as ferramentas de manipu-lação, tratamento georreferenciado dos dados e rotinas de análise espacial disponibilizadas em plataformas SIG. Ao final, espera-se ter desenvolvido, ainda que de maneira parcial, uma importante ferramenta que contribuirá para a compreensão e refinamento da modela-gem de fenômenos geográficos tão amplamente analisados em estudos de Planejamento de Transportes.
Abstract: This paper discusses theoretical issues and results of the implementation in a GIS environment of a spatial statistic confir-matory model — geographically weighted linear regression (GWR) — not available in a free software environment. The theoretical aspects of this local spatial regression model were vastly discussed due to the lack of related bibliography. The GWR model was coded in TransCAD’s programming language, named GISDK, making a comprehensive use of manipulation tools, data geo referenced treat-ment, and spatial analysis routines already existing in GIS platforms. At the end, we hope to have developed, although in a partial man-ner, an important tool which will contribute to a better understanding and fine tuning of geographical phenomena modeling so widely applied in transportation planning studies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58844
Tipo: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-1346
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_lexcarvalho.pdf406,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.