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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58843
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Influência da energia de compactação no comportamento volumétrico e mecânico de misturas asfálticas |
Autor(es): | Gouveia, Lílian Tais de Fernandes Júnior, José Leomar Soares, Jorge Barbosa |
Palavras-chave: | Misturas asfálticas;Compactação dos solos;Resistência a compressão (simples);Estabilidade Marshall |
Data do documento: | 2007 |
Citação: | GOUVEIA, Lílian Tais de; FERNANDES JÚNIOR, José Leomar; SOARES, Jorge Barbosa. Influência da energia de compactação no comportamento volumétrico e mecânico de misturas asfálticas. Transportes, São Paulo-SP, v. 15, n. 1, p. 34-41, 2007. |
Resumo: | Agregados angulares e rugosos apresentam maior resistência à compactação que agregados de angularidade baixa e textura lisa. Uma maneira apropriada de vencer essa resistência à compactação é aumentar a energia de compactação aplicada. Nesta pesquisa, foram investigadas as energias de compactação de 75, 110 e 155 golpes, aplicadas com o soquete Marshall, e seus efeitos nas proprie-dades volumétricas e mecânicas das misturas. Os resultados mostram que o aumento da energia de compactação promove arranjos melhores entre partículas, ocorrendo diminuição do VAM e elevação da estabilidade e rigidez das misturas, sem prejuízos à vida de fadiga. Observou-se que a vida de fadiga aumenta ao ser aplicada energia correspondente a 110 golpes, o que constitui uma evidência favorável à hipótese de que pode haver melhor desempenho se as misturas asfálticas constituídas por agregados angulosos e rugosos forem compactadas com energia superior à que convencionalmente é aplicada no método de dosagem Marshall. |
Abstract: | Angular and rough aggregates present greater compaction resistance than aggregate of low angularity and smooth surface texture. An appropriate way to overcome this compaction resistance is to increase the compaction energy. In this research, it was evaluated the compaction energy of 75, 110 and 155 blows, applied with Marshall hammer, and its effects on the volumetric and me-chanical properties of the mixtures. The results show that the increase in the level of compaction energy employed builds better ar-rangements between particles and allows the reduction of the VMA and the increase of the stability and stiffness, without reducing the fatigue life of the mixtures. It was observed that the fatigue resistance increases with compaction energy of 110 blows. Therefore, there is evidence that a better behavior can be achieved by the increase of compaction energy in asphalt mixtures produced with angular and rough aggregates. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58843 |
ISSN: | 2237-1346 |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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