Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58838
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sampaio, Andreia Libório | - |
dc.contributor.author | Silva, Elida Correia da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T14:29:04Z | - |
dc.date.available | 2021-06-07T14:29:04Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elida Correia da. Bilíngua: definindo uma estratégia de uso para apoiar o ensino de Libras. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58838 | - |
dc.description.abstract | This work addresses the definition of a use strategy to support the teaching of Libras in the Bilingual app, which aims to assist the teaching of Libras for deaf and hearing children from 7 to 14 years of age, in a playful way, using the method of bilingual education in their process of teaching-learning and usability criteria such as ease of use. For this, the following research steps were developed: analysis of the strategies found in the Systematic Literature Review of Santos et al (2016) to support the teaching of Libras, the survey of Libras applications contained in the Google Play Store, knowledge of school context, through stages of interviews and application of forms with deaf students, teachers, Libras interpreters, coordinators and directors of public and private schools in the country. As a result, it was possible to define the target audiences: students, family and teachers; from this, the usage strategy was chosen to support the teaching of Libras in the Bilingual app, based on the data collected from deaf students in regular education, referring to the difficulty in language acquisition and communication. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.title | Bilíngua: definindo uma estratégia de uso para apoiar o ensino de Libras | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho aborda a definição de estratégia de uso para apoiar o ensino de Libras no aplicativo Bilíngua, que visa auxiliar o ensino de Libras para surdos e ouvintes de 7 a 14 anos, de maneira lúdica, utilizando o método da Educação bilíngue em seu processo de ensino-aprendizagem e critérios de usabilidade como a facilidade de uso. Para isso, foram desenvolvidas as seguintes etapas de pesquisa: análise das estratégias encontrados na Revisão Sistemática da Literatura de Santos et al (2016) para o apoio do ensino de Libras, o levantamentos de aplicativos de Libras contidos na loja Google Play Store, conhecimento do contexto escolar, através de etapas de entrevistas e aplicação de formulários com alunos surdos, professores, intérpretes de Libras, coordenadores e diretores de escolas públicas e privadas do país. Como resultado, foi possível definir os públicos alvo: alunos, família e professores; a partir disso, foi escolhida a estratégia de uso para apoiar o ensino de Libras no aplicativo Bilíngua, tendo como base os dados coletados dos alunos surdos do ensino regular, referente a dificuldade na aquisição linguística e na comunicação. | pt_BR |
Appears in Collections: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ecsilva.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.