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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Modelo para avaliação do desempenho da segurança viária através da simulação microscópica
Autor(es): Cunto, Flávio José Craveiro
Saccomanno, Frank Fedel
Palavras-chave: Segurança viária;Software Vissim;Métodos de simulação;Microssimulação de tráfego
Data do documento: 2010
Citação: CUNTO, Flávio José Craveiro; SACCOMANNO, Frank F. Modelo para avaliação do desempenho da segurança viária através da simulação microscópica. Transportes, São Paulo-SP, v. 18, n. 3, p. 5-12, 2010.
Resumo: O uso da microssimulação em estudos de segurança viária tem sido investigado mais frequentemente nas últimas duas déca-das. Em tese, essa ferramenta pode atuar como plataforma para o desenvolvimento de uma abordagem mais mecanística dos eventos que precedem a ocorrência de acidentes de trânsito. Este artigo apresenta um modelo para avaliação do desempenho da segurança viá-ria através da microssimulação. O modelo utiliza o aplicativo VISSIM© versão 4.3 como plataforma de simulação e estima interações longitudinais e transversais entre veículos ao longo do tempo, a partir do índice de potencial para acidentes (CPI). A utilidade do mode-lo proposto foi ilustrada através de sua aplicação em interseções isoladas semaforizadas ou não. Os resultados indicam que a introdução do semáforo aumentou a frequência e severidade das interações longitudinais e, reduziu o número de veículos interagindo transversal-mente. Estes resultados confirmam o potencial considerável para o uso da microssimulação em estudos de segurança viária
Abstract: The use of microsimulation in safety studies has been more frequently investigated over the last two decades. In theory, this tool can serve as platform for the development of a more mechanistic approach regarding the events preceding a crash. This paper pre-sents a model for assessing the road safety performance using microsimulation. The model applies the software VISSIM© 4.3 as simu-lation platform and estimates rear-end and angled interactions for different vehicle over time via the crash potential index (CPI). The usefulness of the proposed model has been illustrated throughout its application to signalized and unsignalized isolated intersections. The results indicate that the signalization increased both frequency and severity for rear-end interactions, decreasing, on the other hand, the number of angled interactions. These results also confirm the potential for using microscopic simulation in road safety studies
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58828
ISSN: 2237-1346
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