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dc.contributor.authorLins, Maria Alcina Terto-
dc.date.accessioned2021-06-07T10:40:10Z-
dc.date.available2021-06-07T10:40:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLINS, Maria Alcina Terto. A relação entre a educação e o desenvolvimento econômico no Brasil no período de 1950 a 1970. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 76-89, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58808-
dc.description.abstractThe Education subordination to the Brazilian’s economic development between 1950 and 1970 reveals remarkable elements of the global capitalist movement, mainly when it shows that in the central countries (denominated developed) capital’s accumulation process occurs in detriment to the Latin American countries, due to a relation based on work exploitation legitimized by the state regulation. The Brazilian industrialization and the respective complexification of work processes demanded a specialized labor force and modifications on educational organization, whose rationality, efficiency, and productivity principles had constituted a centerline on the worker's formation and/or qualification. The dynamics of capital reproduction used education as a way to suit the productive capacity on the social subjects to the maintaining of bourgeoisie status quo in favor of dominant sectors, under an insidious discourse of modernization that instead of providing the Brazilian’s economic and social development, reaffirmed its dependence/subordination to central capitalist countries.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectModernizaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.subjectEconomic developmentpt_BR
dc.subjectModernizationpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectDesarrollo económicopt_BR
dc.subjectModernizaciónpt_BR
dc.titleA relação entre a educação e o desenvolvimento econômico no Brasil no período de 1950 a 1970pt_BR
dc.title.alternativeLa relación entre educación y desarrollo económico en Brasil de 1950 a 1970pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA subordinação da educação ao desenvolvimento econômico brasileiro entre os anos 1950 e 1970 revela elementos marcantes do movimento global capitalista, sobretudo ao evidenciar que o processo de acumulação de capital nos países centrais (denominados desenvolvidos) ocorre em detrimento do desenvolvimento dos países da América Latina, mediante uma relação fundada na exploração do trabalho legitimado pela regulação estatal. A industrialização brasileira e a respectiva complexificação do processo de trabalho exigiram uma força de trabalho especializada e modificações na organização educacional, cujos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade constituiriam o eixo central na formação e/ou qualificação do trabalhador. A dinâmica de reprodução do capital utilizou a educação como um meio para adequar a capacidade produtora dos indivíduos sociais à manutenção do status quo da burguesia em favor dos setores dominantes, sob um insidioso discurso de modernização que ao invés de proporcionar o desenvolvimento econômico e social no Brasil, reafirmou a condição de dependência/subordinação aos países de capitalismo central.pt_BR
dc.description.abstract-esLa subordinación de la educación al desarrollo económico brasileño entre los años 1950 y 1970 revela elementos marcantes del movimiento global capitalista, sobre todo al evidenciar que el proceso de acumulación de capital en los países centrales (denominados desarrollados) ocurre en detrimento del desarrollo de los países de América Latina mediante una relación basada en la explotación del trabajo legitimada por la regulación estatal. La industrialización brasileña y la respectiva complexión del proceso de trabajo exigieron una fuerza de trabajo especializada y modificaciones en la organización educativa, cuyos principios de racionalidad, eficiencia y productividad constituirían el eje central en la formación y/o cualificación del trabajador. La dinámica de reproducción del capital utilizó la educación como un medio para adecuar la capacidad productora de los individuos sociales al mantenimiento del status quo de la burguesía en favor de los sectores dominantes, bajo un insidioso discurso de modernización que en vez de proporcionar el desarrollo económico y social en Brasil, reafirmó la condición de dependencia/subordinación a los países de capitalismo central.pt_BR
dc.title.enThe relationship between education and economic development in Brazil from 1950 to 1970pt_BR
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