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dc.contributor.advisorSoares, Maria Elias-
dc.contributor.authorPaiva, Geórgia Maria Feitosa e-
dc.date.accessioned2013-09-24T00:01:16Z-
dc.date.available2013-09-24T00:01:16Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationPaiva, G. M. F.; Soares, M. E. (2008)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5879-
dc.descriptionPAIVA, Geórgia Maria Feitosa. A polidez lingüística em sala de bate-papo na internet. 2008, 294f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.description.abstractStudies on Linguistic Politeness urge to investigate the verbal behavior adopted by the individuals whose goal it’s to avoid or reduce possible conflicts in their interactions. Assuming that the majority of research about the theme is restricted as face-to-face interactions, and further more, nowadays, many social relationships are established on interactional virtual environments. We propose to analyze in which way the partakers in a chat room use strategies and pragmatic constraints of linguistic politeness on their interactions and under which purpose they are used. Therefore were selected 23 chats that took place in a public environment of a chat room directed to people over 50 from December (2006) to May (2007).The analyze was constituted by the correlation of analyzes’ models of linguistic politeness presented by Brown and Levinson (1987) and Leech (1983; 2005). The results show that, in spite of the anonymity, the partakers of the chat room build and preserve the identities assembled in the chat room, and in the chat room they establish interactional ties, presenting an intimacy distinguished by: a) the jokey tone of the conversations; b) the use of identity and in-group markers; c) the manifest of sympathy and affection; and d) the concern to reduce the weight and the association to face threaten act (FTA).From these results, we can conclude that the involvement, the intimacy, and the knowledge among the partakers, in and out of virtual environment, are factors that interfere the choice of strategies and pragmatic constraints of linguistic politeness.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectEtiquetapt_BR
dc.subjectPolidezpt_BR
dc.subjectGrupos de bate-papo pela internetpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAnalise da conversaçãopt_BR
dc.subjectAtos de fala (LINGÜÍSTICA)pt_BR
dc.subjectPragmaticapt_BR
dc.subjectInteração Social.pt_BR
dc.subjectAnálise da conversaçãopt_BR
dc.subjectAtos de fala(Lingüística)pt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleA polidez lingüística em sala de bate-papo na internetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs estudos sobre a polidez lingüística buscam investigar o comportamento verbal adotado pelos indivíduos com a finalidade de evitar ou reduzir possíveis conflitos em suas interações. Considerando que a maioria das pesquisas sobre o tema restringem-se às interações face a face e que, atualmente, muitas relações sociais se estabelecem em ambientes virtuais de interação, propomos analisar de que forma os participantes de uma sala de bate-papo empregam as estratégias e regras pragmáticas de polidez lingüística em suas interações e com que finalidade eles as utilizam. Para tanto, selecionamos 23 conversas realizadas no ambiente público de uma sala de bate-papo direcionada para pessoas com mais de 50 anos, no período de dezembro de 2006 à maio de 2007. A análise foi constituída a partir da congregação dos modelos de análise da polidez lingüística propostos por Brown e Levinson (1987) e Leech (1983; 2005). Os resultados demonstram que, apesar do anonimato, os participantes da sala de bate-papo constroem e preservam as identidades construídas na sala, e nela estabelecem vínculos interacionais, demonstrando uma intimidade, marcada por meio: a) do tom descontraído das conversas; b) do uso de marcadores de identidade e grupo; c) da manifestação de simpatia e afeto; e d) da preocupação em reduzir o peso e associação com um ato ameaçador de face (FTA). A partir destes resultados, podemos concluir que o envolvimento, a intimidade e o conhecimento entre um participante e outro, dentro e fora do ambiente virtual, são fatores que interferem na escolha das estratégias e regras pragmáticas de polidez lingüística.pt_BR
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