Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lacerda, Maria Felicidade Penha | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-03T00:30:33Z | - |
dc.date.available | 2021-06-03T00:30:33Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Maria Felicidade Penha. O uso das metáforas em “Negro drama”, de Racionais Mc: estratégia para a construção de uma identidade positiva para os negros brasileiros moradores da periferia. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 175-194, out./dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58790 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Figuras de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Figuras del lenguaje | pt_BR |
dc.subject | Identidad | pt_BR |
dc.subject | Negritud | pt_BR |
dc.title | O uso das metáforas em “Negro drama”, de Racionais Mc: estratégia para a construção de uma identidade positiva para os negros brasileiros moradores da periferia | pt_BR |
dc.title.alternative | El uso de las metáforas en el "Negro Drama", de Racionais Mc: estrategia para construir una identidad positiva para los negros brasileños que viven en la periferia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho investiga como o uso de metáforas na canção “Negro drama”, de Racionais Mc, que pertence ao disco Nada como um dia após o outro dia, lançado em 2002, colabora com o processo de construção de uma identidade positiva para o negro brasileiro que vive na periferia. Nesta análise, são enfatizados os conceitos de metáfora conceitual e metáfora estrutural, criados por George Lakoff e Mark Johnson (2002), e como o uso dessas categorias contribui à criação de uma imagem forte, combativa e altiva. O estudo da letra tem como foco a estratégia linguística utilizada — o uso de metáforas — com o propósito de buscar formas de ressignificar palavras e atitudes capazes de agregar elementos que denotem aspectos positivos que contribuam para a criação e a recriação da identidade dos negros no Brasil, principalmente na periferia. Considera-se que a figura de linguagem extrapola a sua função linguística formal, de organização semântica no texto, adquirindo um caráter de recurso crítico que se manifesta na própria literariedade da obra analisada. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este trabajo investiga cómo el uso de metáforas en la canción “Negro drama”, de Racionais Mc, que pertenece al disco Nada como um dia após o outro dia, lanzado en 2020, colabora con el proceso de construcción de una identidad positiva para el negro brasileño que vive en la periferia. En este análisis, se enfatizan los conceptos de metáfora conceptual y metáfora estructural, creados por George Lakoff y Mark Johnson (2002), y cómo el uso de esas categorías contribuye a la creación de una imagen fuerte, combativa y altiva. El estudio de la letra se centra en la estratégia lingüística utilizada — el uso de metáforas — con el propósito de buscar formas de ressignificar palabras e actitudes capaces de agregar elementos que denotem aspectos positivos que contribuyan para la creación y la recreación de la identidad de los negros en Brasil, principalmiente en la periferia. Se considera que la figura del lenguaje va más allá de su función lingüística formal, de organización semántica en el texto, adquiriendo el carácter de recurso crítico que se manifiesta en la literariedad de la obra analizada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_mfplacerda.pdf | 845,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.