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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchneider, Gabriela-
dc.contributor.authorAbreu, Domingos Sávio-
dc.contributor.authorBruel, Ana Lorena de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Alexandre Jeronimo Correia-
dc.contributor.authorLunelli, Polyana-
dc.contributor.authorLima Filho, Irapuan Peixoto-
dc.contributor.authorBonfim, Suellem Raquel de Freitas-
dc.date.accessioned2021-06-02T19:36:09Z-
dc.date.available2021-06-02T19:36:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Gabriela; ABREU, Domingos; BRUEL, Ana Lorena de Oliveira; LIMA, Alexandre Jeronimo Correia; LUNELLI, Polyana; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; BONFIM, Suellem Raquel de Freitas. Educação, pobreza e desigualdade social: discussões e proposições metodológicas para pesquisa. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 1, p. 349-390, mar./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58785-
dc.description.abstractWithin the theme of the relationship between education, social inequalities and poverty, the purpose of the article is to present the design and methodological challenges of a research in progress on the school pathways of students linked to the Bolsa Família Program (BFP), in the states of Ceará and Paraná. The research focuses on a cohort of students who were born in 2002 and who are followed for a period of 3 years (2015 to 2017). It is a quantitative research, with transversal and longitudinal analysis, carried out in an interinstitutional and interdisciplinary way. In this step, it uses a database created from the School Attendance Monitoring System of the Bolsa Família Program (Presence System). By comparing theoretical and methodological elements, it introduces problems and mobilizes possible strategies for the treatment of information, which have the potential to explain the analyzed reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPovertypt_BR
dc.subjectInequalitiespt_BR
dc.titleEducação, pobreza e desigualdade social: discussões e proposições metodológicas para pesquisapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDentro da temática das relações entre educação, desigualdades sociais e pobreza, a finalidade do artigo é apresentar o desenho e os desafios metodológicos de uma pesquisa em desenvolvimento sobre os percursos escolares de estudantes vinculados ao Programa Bolsa Família (PBF), nos estados do Ceará e do Paraná. A pesquisa centra-se em uma coorte de estudantes que nasceram em 2002 e que são acompanhados por um período de 3 anos (2015 a 2017). Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, com análise transversal e longitudinal, realizada de modo interinstitucional e interdisciplinar. Nesta etapa, ela se vale de um banco de dados criado a partir do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (Sistema Presença). Ao cotejar elementos teóricos e metodológicos, introduz problemas e mobiliza estratégias possíveis para o tratamento das informações, que possuem potencial de explicação da realidade analisada.pt_BR
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