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dc.contributor.authorSeverino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa-
dc.date.accessioned2021-06-01T11:46:33Z-
dc.date.available2021-06-01T11:46:33Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSEVERINO, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa SEVERINO. Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN. Revista Aval, Fortaleza, v. 4, n. 18, p. 166-187, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9923-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58755-
dc.description.abstractThis article addresses the evaluation of the implementation process of the Incluir Program: accessibility in higher education at the Federal University of Rio Grande do Norte. The starting question asked: How is the Incluir Program being implemented at UFRN? It aimed to: evaluate the implementation process of the Incluir Program at UFRN. The qualitative research brought together bibliographic, documentary and empirical research. For data collection we used: systematic observation, semi-structured interview, analysis of documents and photographs to illustrate the environments, buildings, furniture and assistive technology equipment. We noted the implementation of services, technical support, didactic-pedagogical resources in an accessible format, in spite of their disproportionality among the types of disabilities, CAENE's fragile communication and guidance with teachers, disproportion between the program's axes, barriers and accessibility coexist in roads, buildings and furniture, but as a whole they enable the partial inclusion of academics with disabilities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de Políticas Públicaspt_BR
dc.subjectPrograma Incluirpt_BR
dc.subjectEducação Especial numa perspectiva Inclusivapt_BR
dc.subjectPublic Policy Evaluationpt_BR
dc.subjectSpecial Education in an Inclusive perspectivept_BR
dc.titleAvaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRNpt_BR
dc.title.alternativeEvaluación del Proceso de Implementación del Programa Incluir en la UFRNpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse artigo aborda a avaliação do processo de implementação do Programa Incluir: acessibilidade na educação superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pergunta de partida indagou: Como o Programa Incluir está sendo implementado na UFRN? Teve como objetivo: avaliar o processo de implementação do Programa Incluir na UFRN. A pesquisa de natureza qualitativa reuniu pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Para a coleta de dados, utilizamos: observação sistemática, entrevista semiestruturada, análise de documentos e fotografias para ilustrar os ambientes, as edificações, os mobiliários e os equipamentos de tecnologia assistiva. Constatamos a implementação de serviços, apoio técnico, recursos didáticos-pedagógicos em formato acessível, malgrado a desproporcionalidade desses entre os tipos de deficiência, a frágil comunicação e orientação da CAENE com os professores, desproporção entre os eixos do programa, coexiste barreiras e acessibilidade nas vias, edificações e mobiliários, mas no conjunto viabilizam a inclusão parcial de acadêmicos com deficiência.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo aborda la evaluación del proceso de implementación del Programa Incluir: accesibilidad en la educación superior en la Universidad Federal de Rio Grande do Norte. La pregunta inicial fue: ¿Cómo se está implementando el Programa Incluir en la UFRN? Su objetivo fue: evaluar el proceso de implementación del Programa Incluir en la UFRN. La investigación cualitativa reunió investigaciones bibliográficas, documentales y empíricas. Para la recolección de datos se utilizó: observación sistemática, entrevista semiestructurada, análisis de documentos y fotografías para ilustrar los ambientes, edificios, mobiliario y equipos de tecnología asistencial. Notamos la implementación de servicios, soporte técnico, recursos didáctico-pedagógicos en formato accesible, a pesar de su desproporcionalidad entre los tipos de discapacidad, la frágil comunicación y orientación del CAENE con los docentes, la desproporción entre los ejes del programa, barreras y accesibilidad conviven en carreteras, edificios y mobiliario, pero en su conjunto permiten la inclusión parcial de académicos con discapacidad.pt_BR
dc.title.enEvaluation of the Implementation Process of the Incluir Program at UFRNpt_BR
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