Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Cláudia Azevedo-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorPontes Filho, Ivaldo Dário da Silva-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.date.accessioned2021-05-31T18:26:35Z-
dc.date.available2021-05-31T18:26:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPEREIRA, Cláudia Azevedo; SOARES, Jorge Barbosa; PONTES FILHO, Ivaldo Dário da Silva; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco. Análise da aderência pneu-pavimento em pontos de ocorrência de acidentes. Transportes,São Paulo-SP, v. 20, n. 2 p. TRANSPORTES v. 20, n. 2, p. 65–74, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI 10.4237/transportes.v20i2.525-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58740-
dc.description.abstractStudies have showed that road conditions influence the accidents’occurrence. Thus, it is necessary to performactions to minimize this influence. For this, it is important to identify the major pavement distresses and to propose corrective actions. The pre-sent study analyzes the skid resistance in road sections with higher incidence of accidents in two Brazilian states (Pernambuco and Pa-raiba), through the use of the tests sand patch, British pendulum, and outflow meter, and the calculations to obtain the international friction index (IFI) of the selected points. Then, some of the hot mixtures asphalt (HMAs) used in the field were reproduced in the laboratory to verify their behavior with respect to skid resistance. With these values, a methodology that can be used to predict HMA friction performance in the field was developed, aiming to improve roads security by checking its skid resistance parameterpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectAderênciapt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.titleAnálise da aderência pneu-pavimento em pontos de ocorrência de acidentespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudos mostram que as condições das rodovias influenciam na ocorrência de acidentes. Desta forma, é necessário tomar medidas que possam minimizar esta influência. Para tal, é importante identificar os principais defeitos dos pavimentos e tentar propor medidas corretivas. O presente trabalho analisa alguns aspectos relacionados a aderência pneu-pavimento dos principais trechos de o-corrência de acidentes em estradas de Pernambuco e da Paraíba, através dos ensaios de Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Drenabi-lidade, além da realização dos cálculos para obtenção do índice combinado IFI (International Friction Index) dos pontos selecionados. Em seguida, algumas misturas asfálticas aplicadas em campo foram replicadas em laboratório, para verificação do comportamento das mesmas com relação à aderência pneu-pavimento. Com isto, foram obtidos valores que podem auxiliar no desenvolvimento de uma me-todologia de previsão do comportamento destes materiais em campo, visando uma maior segurança das rodovias através da verificação do parâmetro aderência pneu-pavimento.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_capereira.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.