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dc.contributor.authorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.contributor.authorCastro Neto, Manoel Mendonça de-
dc.contributor.authorBarreira, Davi Sales-
dc.date.accessioned2021-05-31T17:58:00Z-
dc.date.available2021-05-31T17:58:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCUNTO, Flávio José Craveiro; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de; BARREIRA, Davi Sales. Modelos de previsão de acidentes de trânsito em interseções semaforizadas de Fortaleza. Transportes, São Paulo-SP, v. 20, n. 2 p. 55–62, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.4237/transportes.v20i2.558-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58739-
dc.description.abstractUrban road intersections concentrate a significant portion of traffic accidents due to the high degree of interaction between users, vehicles and road. Accident prediction models are regression models that establish a relationship between the frequency of traffic accidents and geometric and operational attributes of the road, dealing, with relative success, with the high degree of randomness of this phenomenon. The objective of this work isto develop traffic accident prediction models for signalized intersections located in the city of Fortaleza, with emphasis on the methodology for the development of simple and reliable models. The models were estimated based on a sample of 101 intersections, having as prediction variables annual average daily traffic (AADT), number of lanes, number of approaches, and type of central median. The model containing AADT and number of lanes showed satisfactory performance for the es-timation of the total number of traffic accidents at the evaluated intersections.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModelagem de segurança viáriapt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectModelos lineares generalizadospt_BR
dc.subjectModelos de previsão de acidentespt_BR
dc.titleModelos de previsão de acidentes de trânsito em interseções semaforizadas de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs interseções viárias urbanas concentram grande parte dos acidentes de trânsito em virtude do elevado grau de interação entre usuários, veículos e via. Os modelos de previsão de acidentes são modelos de regressão que relacionam a frequência dos acidentesde trânsito com atributos geométricos e operacionais da via e lidam, com relativo sucesso, com o elevado grau de aleatoriedade desse fenômeno. O objetivo deste trabalho é desenvolver modelos de previsão de acidentes de trânsito para interseções semaforizadas da ci-dade de Fortaleza, com ênfase na metodologia para a construção de modelos simples e confiáveis. Os modelos foram estimados com uma amostra de 101 interseções em função do volume diário médio anual, número de faixas, número de aproximações e tipo de separa-dor central. O modelo contendo o fluxo e número de faixas apresentou desempenho satisfatório para a predição do número total de aci-dentes de trânsito nas interseções semaforizadas avaliadaspt_BR
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