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dc.contributor.authorPereira, Cláudia Azevedo-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorPontes Filho, Ivaldo Dário da Silva-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.date.accessioned2021-05-31T17:29:50Z-
dc.date.available2021-05-31T17:29:50Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPEREIRA, Cláudia Azevedo; SOARES, Jorge Barbosa; PONTES FILHO, Ivaldo Dário da Silva; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco. Análise das correlações existentes entre as medidas de aderência pneu-pavimento avaliadas em campo e em laboratório.Transportes, São Paulo-SP, v. 20, n. 4 p. 44–53, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.4237/transportes.v20i4.598-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58735-
dc.description.abstractBrazil has its transportation system based mainly on roads, thus the quality of the roads is essential for the development of the country. This study evaluates the skid resistance characteristics in highways in the states of Pernambuco and Paraíba, verifying the possibility of making predictions based on laboratory simulations. For this purpose, the following tests were used: sand patch, British pendulum, and outflow meter and later the calculations were also performed to verify the International Friction Index (IFI) of selected points on the investigated roads. Then, two mixtures used in the field were reproduced in the laboratory and tested with simulated traf-fic to check their behavior with respect to skid resistance. Finally, two mixtures were designed, one discontinuous and one dense, in order to verify the possibility of ranking them according to their friction potential. With the results, can get parameters that allow a prediction in laboratory for the field behavior of these mixtures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectAderênciapt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.titleAnálise das correlações existentes entre as medidas de aderência pneu-pavimento avaliadas em campo e em laboratóriopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Brasil é um país que possui o seu sistema de transporte baseado principalmente no meio rodoviário, desta forma, a quali-dade das estradas é primordial para o desenvolvimento do país. O presente estudo avalia as principais características de aderência pneu-pavimento de rodovias dos estados de Pernambuco e da Paraíba e verifica a possibilidade de se fazer previsões baseadas em si-mulações de laboratório. Para tal foram realizados os ensaios de Mancha de Areia, de Pêndulo Britânico e de Drenabilidade, e posteri-ormente foram também realizados os cálculos para a verificação do International Friction Index (IFI) de pontos selecionados em pavi-mentos das referidas rodovias. Em seguida, foram levantadas as características das misturas asfálticas utilizadas em campo sendo que duas delas foram simuladas em laboratório para verificação de indicadores de superfície relacionados à aderência pneu-pavimento. Por fim, foram analisadas duas misturas asfálticas concebidas de maneiras diferentes, uma com graduação contínua e outra descontínua, pa-ra verificar a possibilidade de ranqueamento entre elas no que diz respeito aos parâmetros que regem a aderência. Assim, obtem-se pa-râmetros que possibilitem uma previsão de comportamento em laboratório de misturas executadas em campo.pt_BR
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