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dc.contributor.authorMagalhães, Ramon Mendes da Costa-
dc.contributor.authorLamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz-
dc.date.accessioned2021-05-31T12:01:13Z-
dc.date.available2021-05-31T12:01:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Ramon Mendes da Costa; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. A ofensiva do SEBRAE sobre o Ensino Médio. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 121-142, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58721-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the performance of SEBRAE and its influence on educational institutions in the context in which this organization becomes the main diffuser of "entrepreneurial education" throughout the national territory in the scope of high school. In the midst of the COVID-19 pandemic in 2020, SEBRAE launched a document entitled "Entrepreneurship in the high school curriculum", with a view to placing the "disposition" as a "partner" of public and private institutions in the development of entrepreneurship. The research strategy used was content analysis, through which it was possible to critically understand the formulations present in the document produced by SEBRAE. The analysis process was not produced in a static and sequential way, there is a constant movement between the documents, hypotheses and objectives, to reach their final formulation. We seek to go beyond appearance, therefore, interests the latent content, essence, meaning and mediations that lie behind the immediate appearance. We conclude, then, that the analyzed document has an explicit intention to place SEBRAE with the main "partner" to develop entrepreneurship in high school educational institutions in the country, through the project of "entrepreneurial education", spreading among managers, teachers and students a certain way of being, acting and thinking about society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectEmprendimientopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectEscuela secundariapt_BR
dc.titleA ofensiva do SEBRAE sobre o Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeLa ofensiva del SEBRAE en la Escuela Secundariapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse artigo tem por objetivo analisar a atuação do SEBRAE e sua influência sobre as instituições educacionais na conjuntura em que esta organização se torna o principal difusor da “educação empreendedora” em todo o território nacional no âmbito do Ensino Médio. Em meio a pandemia do COVID-19 em 2020, o SEBRAE lançou um documento intitulado “Empreendedorismo no currículo escolar do ensino médio”, com vista a se colocar a “disposição” como “parceiro” de instituições públicas e privadas no desenvolvimento do empreendedorismo. A estratégia de pesquisa utilizada foi a análise de conteúdo, por meio do qual foi possível compreender criticamente as formulações presentes no documento produzido pelo SEBRAE. O processo de análise não foi produzido de maneira estática e sequencial, há um movimento constante entre os documentos, as hipóteses e objetivos, para se chegar à sua formulação final. Buscamos ir além do conteúdo apresentado no documento, ir além da aparência, pois, interessa o conteúdo latente, a essência, o sentido e mediações que se encontram por trás da aparência imediata. Concluímos, então, que o documento analisado tem uma intencionalidade explicita de colocar o SEBRAE com o principal “parceiro” para desenvolver o empreendedorismo no ensino médio das instituições educacionais do país, por meio do projeto de “educação empreendedora”, difundindo entre gestores, professores e estudantes uma determinada forma de ser, agir e pensar na sociedade.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tiene como objetivo analizar el desempeño de SEBRAE y su influencia en las instituciones educativas en el contexto en el que esta organización se convierte en el principal difusor de la "educación emprendedora" en todo el territorio nacional en el ámbito de la escuela secundaria. En medio de la pandemia COVID-19 en 2020, SEBRAE puso en marcha un documento titulado "Emprendimiento en el currículo de bachillerato", con el fin de situar la "disposición" como "socio" de las instituciones públicas y privadas en el desarrollo del emprendimiento. La estrategia de investigación utilizada fue el análisis de contenidos, a través del cual fue posible comprender críticamente las formulaciones presentes en el documento producido por SEBRAE. El proceso de análisis no se produjo de manera estática y secuencial, hay un movimiento constante entre los documentos, hipótesis y objetivos, para llegar a su formulación final. Buscamos ir más allá del contenido presentado en el documento, ir más allá de la apariencia, porque interesa el contenido latente, la esencia, el significado y las mediaciones que están detrás de la apariencia inmediata. Concluimos, a continuación, que el documento analizado tiene una intención explícita de colocar a SEBRAE con el principal "socio" para desarrollar el emprendimiento en las instituciones educativas de secundaria del país, a través del proyecto de "educación emprendedora", difundiendo entre directivos, profesores y alumnos una cierta forma de ser, actuando y pensando en la sociedad.pt_BR
dc.title.enThe SEBRAE offensive on High Schoolpt_BR
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