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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Histórias para adiar o fim do mundo:experiências da religiosidade popular e a via sacra de Monte Santo
Título em inglês: Stories to postpone the end of the world: experiences of popular religiosity and the Way of the Cross in Monte Santo
Autor(es): Costa, Neffertite Marques da
Palavras-chave: Narrativa histórica;Religiosidade popular;Monte Santo;Historical narrative;Popular religiosity
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista em Perspectiva
Citação: COSTA, Neffertite Marques da. Histórias para adiar o fim do mundo: experiências da religiosidade popular e a via sacra de Monte Santo. Revista Em Perspectiva, Fortaleza. v. 6, n. 2, p. 176-193, 2020.
Resumo: A partir de uma provocação existente no livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, apresenta-se uma breve discussão acerca da narrativa histórica, da memória e de alguns conceitos aplicados no estudo da religiosidade popular. A proposta é poder contar mais uma história para adiar o fim do mundo de comunidades religiosas de cunho popular que deixaram de existir – Rodeador, Pedra Bonita, Caldeirão e Pau de Colher – ou que demoraram para serem reconhecidas da forma como existiram para os seus membros – Belo Monte, ao invés de Canudos. Refletindo sobre essas experiências religiosas, o presente artigo levanta a necessidade do estudo da memória e das práticas de devoção da via sacra de Monte Santo, como um contraponto à leitura apresentada por Euclides da Cunha, na obra Os sertões, e para ampliar o estudo da religiosidade popular existente no sertão nordestino, apresentando fontes de pesquisa e sugerindo referencias teórico-metodológicos de análise.
Abstract: From a provocation in the book Ideias para adiar o fim do mundo, by Ailton Krenak, a brief discussion about the historical narrative, memory and some concepts applied in the study of popular religiosity is presented. The proposal is to be able to tell one more story to postpone the end of the world of popular religious communities that have ceased to exist – Rodeador, Pedra Bonita, Caldeirão and Pau de Colher - or that took a long time to be recognized as they existed for their members – Belo Monte, instead of Canudos. Reflecting on these religious experiences, this article raises the need to study the memory and devotion practices of the Way of the Cross in Monte Santo, as a counterpoint to the reading presented by Euclides da Cunha, in the work Os sertões, and to expand the study of popular religiosity existing in the northeastern hinterland, presenting research sources and suggesting theoretical-methodological references of analysis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58715
ISSN: 2448-0789
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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