Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Paulo Eugênio Rifane de-
dc.date.accessioned2021-05-25T19:52:13Z-
dc.date.available2021-05-25T19:52:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Paulo Eugênio Rifane de. Canções flamencas como recurso didático para aulas de E/LE. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 3-17, dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58633-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanções flamencaspt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnsino de Espanholpt_BR
dc.titleCanções flamencas como recurso didático para aulas de E/LEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, propõe-se a utilização de canções flamencas como recurso didático para aulas de E/LE, visto que nas letras das referidas canções é possível encontrar informações culturais da Espanha, abrangendo costumes, monumentos, cidades, bairros históricos e jeito de pensar e agir da sociedade espanhola, principalmente da região de Andaluzia. Essa ideia justifica-se pelo fato de que estudar uma língua estrangeira não deve significar um estudo apenas gramatical, mas que também considere o elemento sociocultural, pois língua e cultura estão inteiramente relacionadas. O objetivo é apresentar conceitos sobre o flamenco e sua história, cuja referência foi Thiel-Cramér, e propor, a efeito de exemplo e sugestão, três atividades que incentivem os docentes a utilizarem canções flamencas como recurso didático, baseadas nos pressupostos de Asensi. Essa ideia foi viabilizada por meio de pesquisa exploratória, por proporcionar uma visão geral do assunto, e como procedimento adotou-se a pesquisa bibliográfica para apresentar os conceitos e embasar as propostas de trabalho com as canções flamencas. Pressupõe-se, portanto, que a utilização das canções flamencas nas aulas de E/LE permite, no campo linguístico, a possibilidade de realizar análises de variedades da língua, principalmente no que diz respeito as da região Andaluza, o que contribui para uma naturalização da oralidade e da compreensão auditiva do estudante estrangeiro, e, no campo cultural, o trabalho com temas que apresentam lugares, costumes e até uma análise comportamental da sociedade espanhola, com ênfase na Andaluza.pt_BR
dc.description.abstract-esEn este artículo se propone la utilización de canciones flamencas como recurso pedagógico para clases de E/LE, visto que en las letras de dichas canciones es posible encontrar informaciones culturales de España, lo que abarca las costumbres, los monumentos, las ciudades y los barrios históricos, la manera de uno pensar y actuar, principalmente en la región de Andalucía. Esa idea se justifica por el hecho de que estudiar una lengua extranjera no debe significar un estudio solamente gramatical, pero que igualmente considere el elemento sociocultural, pues lengua y cultura están enteramente relacionadas. El objetivo es presentar conceptos acerca del flamenco y su historia, cuya referencia fue Thiel-Cramér, y proponer, a efecto de ejemplo y sugerencia, tres actividades que incentiven a los docentes utilizar canciones flamencas como recurso didáctico, basadas en los presupuestos de Asensi. Esa idea se hizo viable por medio de pesquisa exploratoria, por proporcionar una visión general del asunto, y como procedimiento se adoptó la pesquisa bibliográfica para presentar los conceptos y basar las propuestas de trabajo con las canciones flamencas. Se presupone, por lo tanto, que la utilización de las canciones flamencas en las clases de E/LE permite, en el campo lingüístico, la posibilidad de realizar análisis de variedades de la lengua, principalmente respecto a las de la región andaluza, lo que contribuye para una naturalización de la oralidad y de la comprensión auditiva del estudiante extranjero, y, en el campo cultural, el trabajo con temas que presentan sitios, costumbres e incluso un análisis de comportamiento de la sociedad española, con énfasis en la andaluza.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_persousa.pdf530,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.