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dc.contributor.advisorFerreira, Jorge Luis Santos-
dc.contributor.authorBezerra, Francisco Mailson Mourão-
dc.date.accessioned2021-05-25T16:37:54Z-
dc.date.available2021-05-25T16:37:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBEZERRA, Francisco Mailson Mourão. Proposta de modelagem da resistência à deformação permanente de misturas asfálticas densas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58626-
dc.description.abstractPermanent deformation is one of the main pathological manifestations presented by asphalt pavements. The Flow Number (FN) is a parameter obtained in the uniaxial repeated load test that allows to hierarchize asphalt mixtures as to the capacity of resistance to this defect, or in other words, resistance to the accumulation of plastic deformations. MeDiNa, the current national method for asphalt pavements design, establishes that this defect must be prevented even in the asphalt mix design, which opens up the possibility of using FN prediction models to guide the selection of materials and their proportion. In the international literature, there are already several attempts to develop models capable of estimating the FN, however, it is not possible to ensure that such models are suitable to national conditions. Therefore, given the scarcity of predictive models for the FN adapted to the conditions of Brazilian pavements, we sought to develop and analyze models with different predictor variables and different degrees of complexity, aiming with this, the proposal of an auxiliary tool in the design of asphalt mixtures. The explanatory capacities of linear regression, nonlinear regression, and derived from Artificial Neural Networks (ANNs) were analyzed, concluding that the former is not able to satisfactorily explain the variations of the FN and that the use of the latter is only justified for investigations into larger databases. Consequently, nonlinear models are the most recommended for the prediction of this parameter, highlighting those from the Bailey method.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeformação permanentept_BR
dc.subjectFlow Numberpt_BR
dc.subjectRedes Neurais Artificiaispt_BR
dc.subjectRegressão linearpt_BR
dc.subjectRegressão não linearpt_BR
dc.titleProposta de modelagem da resistência à deformação permanente de misturas asfálticas densaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA deformação permanente é uma das principais manifestações patológicas apresentadas por pavimentos asfálticos. O Flow Number (FN) é um parâmetro obtido no ensaio uniaxial de carga repetida que permite hierarquizar misturas asfálticas quanto à capacidade de resistência a esse defeito, ou em outras palavras, de resistência ao acúmulo de deformações plásticas. O MeDiNa, atual método nacional de dimensionamento de pavimentos asfálticos, estabelece que tal defeito deve ser combatido ainda na fase de dosagem da mistura asfáltica, o que abre margem para a possibilidade do emprego de modelos de previsão do FN a fim de orientar a seleção de materiais e sua proporcionalidade. Na literatura internacional já existem diversas tentativas no sentido de desenvolver modelos capazes de estimar o FN, porém, não é possível garantir que tais modelos são adequados às condições nacionais. Logo, diante do cenário de escassez de modelos preditivos para o FN adaptados às condições dos pavimentos brasileiros, buscou-se desenvolver e analisar modelos com diferentes variáveis preditoras e graus de complexidade distintos, objetivando com isso, a proposição de uma ferramenta auxiliar na dosagem de misturas asfálticas. Foram analisadas as capacidades explicativas de modelos de regressão lineares e não lineares, e ainda provenientes de Redes Neurais Artificiais (RNAs), chegando-se à conclusão que os primeiros não são capazes de explicar satisfatoriamente as variações do FN e que a utilização dos últimos só se justifica para investigações em banco de dados maiores. Consequentemente, os modelos não lineares são os mais recomendados no que se refere à previsão deste parâmetro, destacando-se os provenientes do método Bailey.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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