Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira Neto, Francisco Moraes de-
dc.contributor.authorPitombeira Neto, Anselmo Ramalho-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.date.accessioned2021-05-25T15:48:35Z-
dc.date.available2021-05-25T15:48:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, Francisco Moraes de; PITOMBEIRA NETO, Anselmo Ramalho; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; BERTONCINI, Bruno Vieira. Discussão conceitual sobre métodos de reconstrução de matrizes origem-destino estáticas em redes de transportes. Transportes, São Paulo-SP, v. 24, n. 2, p. 107-119, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v24i1.101-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58623-
dc.description.abstractOrigin-destination (OD) matrices quantify the demand for transport in a geographic region, and play a key role in planning studies, design and management of urban and regional transport systems. Traditionally, the estimation of OD matrices consists of making direct sample surveys, such as: household interviews, vehicle plate counting and interviews in public transport terminals. A lower cost alternative is to synthesize an OD matrix by means of mathematical methods using traffic volumes observed in a transport network, which can be classified into methods of reconstruction and estimation. This paper presents a conceptual discussion focused on the assumptions and limitations of the main reconstruction methods based on maximizing entropy, generalized least squares and Bayesian inference. We describe in detail the mathematical foundation of the methods and make recommendations to their improvement and effective applicationpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModelagem da demanda por transportespt_BR
dc.subjectMatrizes Origem-Destino Sintéticaspt_BR
dc.subjectReconstrução de Matrizes Origem-Destinopt_BR
dc.subjectEstimação de Matrizes Origem-Destinopt_BR
dc.titleDiscussão conceitual sobre métodos de reconstrução de matrizes origem-destino estáticas em redes de transportespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMatrizes origem-destino (OD) quantificam a demanda por transporte em uma região geográfica e constituem peças-chave em estudos de planejamento, projeto e gerenciamento de sistemas de transportes urbanos e regionais. Tradicio-nalmente, matrizes OD são obtidas por meio da realização de levantamentos amostrais diretos, tais como: pesquisas domi-ciliares, contagem de placas de veículos e entrevistas em terminais de transporte público. Uma alternativa de menor custo consiste em sintetizar uma matriz OD por meio de métodos matemáticos com o uso de dados provenientes de contagens de tráfego feitas na rede de transportes em estudo, os quais podem ser classificados em métodos de reconstrução e de estimação. Este artigo apresenta uma discussão conceitual com foco nas premissas e limitações dos principais métodos de reconstrução baseados em maximização de entropia, mínimos quadrados generalizados e inferência bayesiana. Descreve-se detalhada-mente a fundamentação matemática dos métodos e são feitas recomendações para o avanço e aplicação efetiva dos mesmospt_BR
Appears in Collections:DET - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_fmoliveiraneto.pdf755,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.