Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58598
Tipo: TCC
Título: A adoção do BIM no ensino de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo em instituições de ensino superior do Ceará
Autor(es): Seridó, Lucas Rafael de Sousa
Orientador: Batista, Tatiane Lima
Palavras-chave: BIM;Modelagem da Informação e Construção;Ensino-aprendizagem;AECO
Data do documento: 2021
Citação: SERIDÓ, Lucas Rafael de Sousa. A adoção do BIM no ensino de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo em instituições de ensino superior do Ceará. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2021.
Resumo: Diante dos avanços tecnológicos e da inovação na Indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação, o BIM (Building Information Modeling) apresenta-se como uma metodologia capaz de colaborar para suprir as necessidades de mercado e para melhorar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação relacionados ao setor. Com a demanda por profissionais capacitados, as universidades estão procurando reformular sua grade curricular para promover a implantação do BIM nos seus cursos de graduação. Apesar desses benefícios e dos esforços para sua adoção, ainda existem dificuldades para que isso se ocorra de modo geral. Diante dessa problemática, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar a adoção do BIM nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Ceará em cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo de caso em três cursos de graduação de IES do estado que já utilizavam o BIM nos seus processos de ensino. Foram adotadas como estratégias de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com representantes dos cursos, aplicação de questionários a professores que utilizavam o BIM em suas disciplinas e levantamento de documentos. Foi constatada a implantação do BIM de forma institucionalizada em um dos cursos. Nos outros dois, a adoção está ocorrendo de forma pontual em algumas disciplinas, mas as discussões sobre a sistematização da implantação da metodologia já estão iniciadas. O BIM está sendo utilizado nos cursos, preponderantemente, como ferramenta de projeto, mas há relatos de sua utilização também como meio de ensino. Foi possível identificar as principais vantagens percebidas com a adoção do BIM, dentre as quais se destacam melhoria da qualidade dos projetos desenvolvidos e melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. A falta de capacitação docente foi identificada como a principal barreira para adoção do BIM nos cursos. Foram identificados esforços institucionais como planos de capacitação e incentivos para superar essa barreira. Desta forma, pode-se concluir que a adoção do BIM tem acontecido nos cursos de graduação de IES do estado do Ceará, embora ainda de forma não institucionalizada. Neste sentido, este estudo proporcionou o compartilhamento de experiências positivas relacionadas a adoção do BIM na academia, contribuindo para geração de evidências sobre o que está sendo desenvolvido no cenário atual e para disseminação de informações que podem servir de referência para outros cursos.
Abstract: In view of technological advances and innovation in the Architecture, Engineering, Construction and Operation Industry (AECO), BIM (Building Information Modeling) present itself as a methodology capable to collaborate to fill maket demands and to improve the processo of teaching-learning in undergraduate courses related to the sector. With the need for increased productivity, greater speed in the execution of more sustainable services and construction, BIM usage becomes an ally to achieve these objectives. With demands for trained professionals, it is up to universities to reformulate their curriculum to promote the implementation of BIM in their undergraduate courses. In view of this problem, the present study aimed to describe how the adoption of BIM is occurring in Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Ceará in undergraduate courses in Civil Engineering, Architecture and Urbanism. To achieve this objective, a case study was carried out in three undergraduate courses in HEIs in the state that already used BIM in their teaching processes, adopting as a data collection strategy semi-structured interviews with representatives of the courses, application of questionnaires to teachers who used BIM in its disciplines and document collection. It was found that BIM was implemented in an institutionalized way in one of the courses. In the other two, the adoption is occurring in a timely manner in some disciplines, but discussions about the systematization of the implementation of the methodology are already underway. BIM is being used in the courses, mainly, as a project tool, but there are reports of its use as a teaching tool. It was possible to identify the main advantages perceived with the adoption of BIM, among which stand out the improvement of the quality of projects and a better understanding of the contents on the part of the students. The lack of trained teachers was identified as the main barrier to the adoption of BIM in courses. Institutional efforts were identified as training plans and incentives to overcome this barrier. Thus, it can be concluded that the adoption of BIM has taken place in undergraduate courses in HEIs in the state of Ceará, although still in a non-institutionalized way, in most cases. In this sense, this study provided the sharing of positive experiences related to the adoption of BIM in the academy, contributing to the generation of evidence about what is being developed in the current scenario and to the dissemination of information that can serve as a reference for other courses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58598
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_lrsseridó.pdf997,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.