Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Vanusia Amorim Pereira dos-
dc.contributor.authorSilva, Susana Souto-
dc.date.accessioned2021-05-24T11:22:50Z-
dc.date.available2021-05-24T11:22:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Vanusia Amorim Pereira dos; SILVA, Susana Souto. As gavetas nunca estiveram vazias: ditadura militar, escrita e resistência em Essa Terra, de Antônio Torres. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 13-31, out./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58581-
dc.description.abstractAt the end of the last century, part of literary criticism devoted itself to evaluating the production published in the years of the military dictatorship, debating how some authors reacted - in their works - to censorship and repression. They found that, at the time, literature was one of the means to publicize atrocities and avoid imposed silences, with the most significant challenge being to publish works critical of the political order without embarking on Manichaeism. Considering the historical past and the present moment, this work demonstrates how Torres transformed historical time into fiction, analyzes the work The Land, and what aesthetic elements were used to transform reality into fiction. We will follow Bosi (1996; 2002) and his ideas on resistance narratives, as well as authors who address the relationship between books and the military dictatorship, such as Pellegrini (1996) and Reimão (2011), among others. We conclude that Torres opposed dictatorial forces, transforming the tension between individuals and society into literary art, making creation and representation dialogue with each other, thus overcoming the walls of politics and reflecting on the literary.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectDitadura Militarpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectMilitary Dictatorshippt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.titleAs gavetas nunca estiveram vazias: ditadura militar, escrita e resistência em Essa Terra, de Antônio Torrespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo final do século passado, parte da crítica literária se dedicou a avaliar a produção publicada nos anos da ditadura militar, debatendo sobre o modo como alguns autores reagiram – em suas obras – à censura e à repressão. Constataram que, à época, a literatura foi um dos meios para divulgar as atrocidades e evitar silêncios impostos, sendo o maior desafio publicar obras críticas à ordem política sem enveredar pelo maniqueísmo. Considerando o passado histórico e o momento presente, este trabalho demonstra como Torres transformou um tempo histórico em ficção, mais especificamente analisa a obra Essa Terra, e quais elementos estéticos foram usados na transfiguração do real em ficção. Seguiremos Bosi (1996;2002) e suas ideias sobra narrativas de resistência, bem como autores que abordam a relação livros e ditadura militar, como Pellegrini (1996) e Reimão (2011), dentre outros. Concluímos que Torres se opôs às forças ditatoriais, transformando em arte literária a tensão entre indivíduos e sociedade, de modo que criação e representação dialogassem entre si, superando assim os muros da política e refletindo sobre o literário.pt_BR
dc.title.enThe drawers were not empty: military dictatorship and resistance in The Land by Antônio Torrespt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_vapsantos_sssilva.pdf6,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.