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dc.contributor.authorCarneiro, Anselmo Leal-
dc.contributor.authorPortela, Enson de Lima-
dc.contributor.authorBittencourt, Túlio Nogueira-
dc.date.accessioned2021-05-24T11:12:57Z-
dc.date.available2021-05-24T11:12:57Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Anselmo Leal; PORTELA, Enson de Lima; BITTENCOURT, Túlio Nogueira. Desenvolvimento do modelo rodoviário brasileiro de carga móvel para vida útil ilimitada à fadiga. Rev. IBRACON Estrut. Mater., São Paulo-SP, v. 13, n. 4, p. 1- 20, e13407, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1983-4195-
dc.identifier.otherDOI 10.1590/S1983-41952020000400007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58580-
dc.description.abstractThis work studies the fatigue live load model used in Brazil for highway bridges. Using the unlimited fatigue life approach, the current live load model is evaluated in relation to the actual traffic and a new fatigue live load model is proposed. Weigh-in-motion (WIM) stations data on two important Brazilian highways are used. The main structural analysis performed in this paper consider the bridges as box girders or multiple girders. The ratio between real traffic and the live load model load effect (bias factor) are determined for single and continuous spans in terms of bending moment and shear force. It is found that the bias factor of the current live load can vary a lot and may not ensure unlimited fatigue life. The proposed model, on the other hand, presents more uniform bias factors and is in accordance with the unlimited fatigue life approach for the WIM data.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.scielo.br/Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPontes rodoviáriaspt_BR
dc.subjectFadiga, carga móvelpt_BR
dc.subjectPesagem em movimentopt_BR
dc.titleDesenvolvimento do modelo rodoviário brasileiro de carga móvel para vida útil ilimitada à fadigapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho estuda o modelo de carga móvel utilizado no Brasil para a verificação de fadiga em pontes rodoviárias. Mediante a abordagem de vida útil ilimitada à fadiga, avalia-se o trem tipo vigente em relação ao tráfego real e propõe-se um novo modelo de carga móvel de fadiga. São utilizados dados de estações de pesagem em movimento (weigh-in-motion – WIM) localizadas em duas importantes rodovias brasileiras. São consideradas estruturas típicas de pontes em grelha e seção celular, onde as razões entre as solicitações do tráfego e do modelo de carga móvel (fatores viés) são determinadas para vãos biapoiados e contínuos em termos de momento fletor e força cortante. Verifica-se que o trem tipo atual apresenta considerável variação nos fatores viés e pode não assegurar vida útil ilimitada à fadiga. O modelo proposto, por outro lado, apresenta fatores viés mais uniformes e condiz melhor com abordagem de vida útil ilimitada à fadiga para o tráfego obtido das estações WIM.pt_BR
dc.title.enDevelopment of Brazilian highway live load model for unlimited fatigue lifept_BR
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