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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Azevedo, Julie Anne Holanda | - |
dc.contributor.author | Cassiano, Demostenis Ramos | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Bárbara Brito | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Mona Lisa Moura de | - |
dc.contributor.author | Lima, Ed Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Bertoncini, Bruno Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T19:19:16Z | - |
dc.date.available | 2021-05-21T19:19:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-30 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Julie Anne Holanda; CASSIANO, Demostenis Ramos; FEITOSA, Bárbara Brito; OLIVEIRA, Mona Lisa Moura de; LIMA, Ed Pinheiro; BERTONCINI, Bruno Vieira. Influências dos modos de operação nas emissões de poluentes provenientes de veículos flex em região urbana. Transportes, São Paulo-SP, v. 25, n. 2, p. 91-100, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-1346 | - |
dc.identifier.other | DOI:10.14295/transportes.v25i2.1304 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58562 | - |
dc.description.abstract | This work proposes to verify the influence of operating modeson pollutants emissions of flex –fuel vehicles. For this, a real driving cycle was developed for the flex light vehicle in an urban street of the Fortaleza city. For data collection was used a method of instant collection of kinematic parameters from engine, road and vehicle emissions. Due to the local characteristics of the traffic, a greater representatively of the idle operating modeswas observed. In general, there was a greater influence of the acceleration mode on pollu-tant emissions and fuel consumption. The highest average CO2emission rate was observed during acceleration mode (6.38 mg/s), followed by the idle mode (4.70 mg/s). For the CO pollutant, the highest average emission rate was also observed during the acceleration mode (55.60 μg/s), followed by the idle mode (35.01 μg/s). For the NOxpollutant, higher emission rates were observed in the acceleration mode, 5.08 μg/km and 1.98 μg/km for the idle mode. The average fuel consumption in the acceleration mode was 6.61 L/100 km during the tests, followed by idle and deceleration modes, with 4.84 and 3.39 L/100 km, respectively. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Emissões | pt_BR |
dc.subject | Veículos flex | pt_BR |
dc.subject | Modos de operação | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de condução | pt_BR |
dc.title | Influências dos modos de operação nas emissões de poluentes provenientes de veículos flexem região urbana | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho se propõe a verificar a influência dos modos de operação nas emissões de poluentes provenientes de veículos flex. Para isto, um ciclo de condução real foi desenvol-vido para o veículo leve tipo flexem um trecho urbano da cidade de Fortaleza.Para a coleta de dados foi utilizado um método on-boardde coleta instantânea de parâmetros cinemáticos, de motor, de emissões veicular e de via. Devido às características locais do tráfego, observou-se uma maior representatividade do modo de operação idle. Em geral, observou-se ainda uma maior influência do modo de operação aceleração nas emissões de poluentes e no consumo de combustíveis. A maior taxa de emissão média de CO2foi ob-servada durante o modo de operação aceleração (6,38 mg/s), seguido do modo idle(4,70 mg/s). Para o poluente CO, a maior taxa de emissão média foi observada também durante o modo de operação aceleração (55,60 μg/s), seguido do modo idle(35,01 μg/s). Já para o poluente NOx, maiores taxas de emissão foram observadas no modo de operação acelera-ção, com 5,08 μg/km e 1,98 μg/km para o modo idle. O consumo médio de combustível no modo de operação aceleração foi de 6,61 L/100 km durante os testes, seguido dos modos idlee desaceleração, com 4,84 e 3,39 L/100 km, respectivamente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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