Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Ana Célia Clementino-
dc.contributor.authorRodrigues, Francisca Tarciclê Pontes-
dc.date.accessioned2013-09-23T16:22:04Z-
dc.date.available2013-09-23T16:22:04Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRodrigues, F. T. P.; Moura, A. C. C. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5853-
dc.descriptionRODRIGUES, Francisca Tarciclê Pontes. Concepção de leitura das orientações curriculares para o ensino médio. 2011. 100f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to identify which conception of reading is legitimized in the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) [Curriculum guidelines for secondary school], Portuguese Language, which represents the updating of previous official curriculum documents, the PCNEM and PCN+. From a theoretical bakhtiniane basis about expository conception of language and linguistic approaches conceptions of reading, the places under review (s) direction (s) seized reading of linguistic materiality cuts made in this document, when considered in dialogue with the senses of other clippings that address the same subject. According to data interpretation, we conclude that, while not completely breaking with the major theoretical and methodological proposals of earlier documents, the OCEM to extend towards bringing the focus on reading as one of the objects of education / study which is legitimate from the perspective of the design of critical reading, which seems more consistent with the purpose of preparing the student for citizenshippt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguistica Aplicadapt_BR
dc.subjectConcepção de Leiturapt_BR
dc.subjectOcempt_BR
dc.subjectLeitura Críticapt_BR
dc.subjectLeitura - Brasilpt_BR
dc.subjectLeitores - Reação crítica - Brasilpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Brasil - Currículospt_BR
dc.subjectConception of Readingpt_BR
dc.subjectOCEMpt_BR
dc.subjectCritical Readingpt_BR
dc.titleConcepção de leitura das orientações curriculares para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem como objetivo identificar que concepção de leitura é legitimada nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), de Língua Portuguesa, as quais representam a atualização dos documentos curriculares oficiais anteriores, os PCNEM e os PCN+. A partir de um referencial teórico de base bakhtiniana acerca da concepção enunciativa de linguagem e de abordagens linguísticas acerca das concepções de leitura, põe sob análise o (s) sentido (s) de leitura apreendidos de recortes feitos na materialidade linguística desse documento, quando considerado em diálogo com os sentidos de recortes feitos em outros textos que tratam do mesmo tema. De acordo com a interpretação dos dados, é possível concluir que, ao invés de romperem completamente com as principais propostas teórico-metodológicas dos documentos anteriores, as OCEM as ampliam porque passam a focalizar a leitura como um dos objetos de ensino/estudo, a qual é legitimada sob a perspectiva da concepção de leitura crítica, o que parece estar mais coerente com a finalidade de preparar o educando para o exercício da cidadaniapt_BR
dc.title.enConception of reading of the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) [Curriculum guidelines for secondary school]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_ftprodrigues.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.