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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58536
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gondim Junior, Roberto Carlos de Sousa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Francisca de Fátima Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T20:10:02Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T20:10:02Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GONDIM JUNIOR, Roberto Carlos de Sousa; OLIVEIRA, Francisca de Fátima Araújo. A construção de uma gestão escolar com características emancipatórias, autônomas e participativas em escolas estaduais em Fortaleza-Ce. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 157-180, jan./jun. 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58536 | - |
dc.description.abstract | This article is part of a dissertation concluded in 2020, in a postgraduate program in education, as we believe that the dissemination of analyzes and reflections that we develop on emancipation guided by the Adornian perspective, relating to the possibility of building school management, with emancipatory, autonomous and participatory characteristics in state public schools in Fortaleza-CE. Thus, we bring discussions considering the multiple political-economic, socio-cultural, historical and ideological bourgeois influences, underlying the assumptions that configure the guidelines that currently regulate the set of Brazilian educational policies with a focus on school management. In this context, we seek to highlight the impressions of the subjects, aiming to identify the conception of the members of the management team about emancipation, autonomy and participation. The methodology applied in this work combines bibliographic procedures and a qualitative approach through semi-structured interviews. We obtained as a result the personal and professional convictions and actions of the subjects that are directly or indirectly related to the use of spaces legally established in the current legislation, which favor democratic school management, to act with certain autonomy and emancipation, mobilizing the school community to circumvent limits and overcome challenges. Therefore, we emphasize that despite the difficulties, the subjects put themselves in a posture of struggle and resistance, which significantly contributes to the construction of school management with emancipatory, autonomous and participatory characteristics. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | pt_BR |
dc.subject | Participation | pt_BR |
dc.subject | Gestión escolar | pt_BR |
dc.subject | Autonomía | pt_BR |
dc.subject | Emancipación | pt_BR |
dc.subject | Participación | pt_BR |
dc.title | A construção de uma gestão escolar com características emancipatórias, autônomas e participativas em escolas estaduais em Fortaleza-Ce | pt_BR |
dc.title.alternative | La construcción de una gestión escolar con características emancipadoras, autónomas y participativas en las escuelas públicas de Fortaleza-Ce | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo é parte de uma dissertação concluída em 2020, em programa de pós-graduação em educação, por entendermos como pertinente para o debate da política educacional vigente a divulgação de análises e reflexões que desenvolvemos sobre emancipação norteada pela perspectiva adorniana relacionando-a com a possibilidade de construção de uma gestão escolar, com características emancipatórias, autônomas e participativas em escolas públicas estaduais de Fortaleza-CE. Assim, trazemos discussões considerando as múltiplas influências político-econômicas, socioculturais, históricas e ideológicas burguesas, subjacentes aos pressupostos que configuram as diretrizes que atualmente regulamentam o conjunto de políticas educacionais brasileiras com foco na gestão escolar. Nesse contexto,buscamos destacar as impressões dos sujeitos almejando identificar a concepção dos membros da equipe gestora sobre a emancipação, autonomia e participação. A metodologia aplicada nesse trabalho combina procedimentos bibliográficos e a abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada. Obtivemos como resultados as convicções e ações pessoais e profissionais dos sujeitos que estão direta ou indiretamente relacionadas com o aproveitamento de espaços legalmente estabelecidos na legislação vigente, os quais favorecem a gestão escolar democrática, para agirem com determinada autonomia e emancipação, mobilizando a comunidade escolar para contornar limites e superar desafios. Assim sendo, ressaltamos que não obstante as dificuldades, os sujeitos se colocam em uma postura de luta e resistência, o que contribui, significativamente, para a construção de uma gestão escolar com características emancipatórias, autônomas e participativas. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este artículo es parte de una disertación concluida en 2020, en un programa de posgrado en educación, pues consideramos que la difusión de lós análisis y reflexiones que desarrollamos sobre la emancipación guiados por la perspectiva adorniana, relacionados con la posibilidad de construir uma gestión escolar, con emancipación,características autónomas y participativas en las escuelas públicas estatales de Fortaleza-CE. Así, traemos discusiones considerando las múltiples influencias político-económicas, socioculturales, históricas e ideológicas burguesas,subyacentes a los supuestos que configuran los lineamientos que actualmente regulan el conjunto de políticas educativas brasileñas con foco en la gestión escolar. En este contexto, buscamos resaltar lãs impresiones de los sujetos con el objetivo de identificar la concepción de los miembros del equipo directivo sobre emancipación, autonomía y participación. La metodología aplicada en este trabajo combina procedimientos bibliográficos y un enfoque cualitativo a través de entrevistas semiestructuradas. Obtuvimos como resultado las convicciones y acciones personales y profesionales de los sujetos que se relacionan directa o indirectamente con el uso de los espacios legalmente establecidos en la legislación vigente, que favorecen la gestión escolar democrática, para actuar con cierta autonomía y emancipación, movilizando la escuela. Comunidad para sortear los límites y superar los desafíos. Por ello, destacamos que a pesar de las dificultades, los sujetos se colocan en una postura de lucha y resistencia, lo que contribuye significativamente a La construcción de una gestión escolar con características emancipatorias, autónomas y participativas. | pt_BR |
dc.title.en | The construction of school management with emancipatory, autonomous and participatory characteristics in state schools in Fortaleza-Ce | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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