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Tipo: TCC
Título: O trabalho de assessoria prestado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Ceará para conselheiros de alimentação escolar
Autor(es): Almeida, Débora do Nascimento de
Orientador: Monte, Francisca Silvânia de Sousa
Palavras-chave: Cecane;Controle social;Conselhos de alimentação escolar;Políticas públicas
Data do documento: 2021
Citação: ALMEIDA, Débora do Nascimento de. O trabalho de assessoria prestado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Ceará para conselheiros de alimentação escolar. 2021. 49 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Fortaleza, 2021.
Resumo: O estudo trata-se de uma análise sobre o trabalho de assessoria do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) via formações com Conselheiros de Alimentação Escolar cearenses, entre 2020 e 2021. Para tal, pretendeu-se explicar as minúcias do papel de assessoria que é prestado pelo CECANE UFC, identificar a metodologia de trabalho implementada pelo mesmo para a execução da assessoria aos Conselheiros e também discutir a importância do trabalho de formação realizado pelo CECANE com membros de Conselhos de Alimentação Escolar atuantes no estado do Ceará. A seara da metodologia científica classifica a pesquisa enquanto um estudo de caso com natureza qualitativa, ao ter o CECANE e seu trabalho com Conselheiros como objeto de estudo. A participação da pesquisadora nos encontros de formação enquanto ouvinte elevou o status de recolhimento de informações com a observação direta. Para a construção das categorias e argumentação textual, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, assim como um questionário por escolha racional. Como instrumento de análise foi escolhida a triangulação de dados. Para a contextualização da temática, foi apresentada breve evolução histórica e os marcos legais que culminaram no que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é na atualidade; exposição da atuação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação enquanto suporte para o PNAE; importância do Controle Social de Políticas Públicas e a relevância deste para participação social de civis enquanto fiscais do Estado; exemplificação de órgão de controle social com os Conselhos de Alimentação Escolar e por fim; a discussão sobre as formações orquestradas pelo CECANE UFC com os Conselheiros de Alimentação Escolar. Concluímos que o trabalho de assessoria é fundamental para o desenvolvimento pleno das atividades dos Conselheiros no Ceará, fortalecendo o Controle Social de Políticas Públicas que é exercido nos municípios pelos Conselhos, no que tange a execução do PNAE nas localidades, fortalecendo os espaços democráticos e deliberativos. Todavia, constatamos que o aumento do corpo de trabalho do Centro contribuiria para um alcance maior de assessorados, pois o número de Conselheiros formados ainda é baixo em comparação a quantidade de colegiados no Ceará.
Abstract: The study is an analysis of the advisory work of the Collaborating Center for School Food and Nutrition (CECANE) at the Federal University of Ceará (UFC) via training with School Food Advisers from Ceará, between 2020 and 2021. To this end, it was intended to explain the minutiae of the advisory role that is provided by the CECANE UFC, to identify the work methodology implemented by the same for the execution of the advisory to the Counselors and also to discuss the importance of the training work done by CECANE with members of the Food Councils Schoolchildren working in the state of Ceará. The field of scientific methodology classifies research as a case study with a qualitative nature, having CECANE and its work with Counselors as the object of study. The researcher's participation in training meetings as a listener raised the status of gathering information with direct observation. For the construction of the categories and textual argumentation, bibliographical and documentary researches were carried out, as well as a questionnaire by rational choice. As an instrument of analysis, data triangulation was chosen. For the contextualization of the theme, a brief historical evolution and the legal milestones that culminated in what the National School Feeding Program (PNAE) is currently present; presentation of the performance of the National Education Development Fund as a support for the PNAE; importance of Social Control of Public Policies and its relevance for the social participation of civilians as state inspectors; exemplification of a social control body with the School Meals Councils and finally; the discussion about the training done by CECANE UFC with the School Feeding Counselors. We conclude that the advisory work is fundamental for the full development of the activities of the Councilors in Ceará, strengthening the Social Control of Public Policies that is exercised in the municipalities by the Councils, regarding the execution of the PNAE in the localities, strengthening the democratic and deliberative spaces . However, we found that the increase in the workforce of the Center would contribute to a greater reach of advisors, since the number of trained Counselors is still low in comparison to the number of collegiate in Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58509
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