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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Calibração do modelo de aceitação de brechas em interseções urbanas com o microssimulador de tráfego VISSIM
Autor(es): Araújo, Alessandro Macêdo de
Castro Neto, Manoel Mendonça de
Palavras-chave: Calibração;Interseções não semaforizadas;Aceitação de brechas de pedestres;Brecha crítica;Simulação microscópica;Aceitação de brechas
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, Alessandro Macêdo de; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. Calibração do modelo de aceitação de brechas em interseções urbanas com o microssimulador de tráfego VISSIM. Transportes, São Paulo-SP, v. 26, n. 3, p. 1-14, 2018.
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal propor um método para a modelagem do processo de aceitação de brechas em interseções urbanas não semaforizadas utilizando o microssimulador VISSIM. O método proposto tem como medida-alvo o tempo que o motorista leva no processo de avaliação das brechas, ou seja, o tempo de espera enquanto está na primeira posição da fila. O c2 da aderência entre as distribuições dos tempos de espera (simulados e observados) e a diferença entre as médias foram utilizados na estimação da brecha crítica. O método foi aplicado em uma interseção da cidade de Fortaleza. Os resultados indicaram valores levemente diferentes da brecha crítica entre os movimentos de conversão. O segundo objetivo deste trabalho é comparar o método proposto com o método de calibração mais convencional, no qual a medida-alvo é uma medida de desempenho do tráfego, como o tamanho médio da fila. O método proposto apresentou melhores resultados.
Abstract: The main objec3ve of this paper is to propose a method to model gap acceptance in urban two-way STOP-controlled intersec3ons using VISSIM microscopic simulator. The proposed method is based on the 3me that the driver takes in the process of gap ac-ceptance, that is, on the 3me that the vehicle stays in the first posi3on of the queue. The χ2of the adherence between the wai3ng 3mes’ distribu3ons (simulated and ob-served) and the difference between the means were used for the cri3cal gap es3ma3on. The proposed method was applied to an intersec3on located in Fortaleza city. The re-sults indicated slightly different cri3cal gap values between turning movements. The sec-ond objec3ve of this paper is to compare the proposed calibra3on procedure with the conven3onal one, in which the calibra3on target is a traffic measure of effec3veness, such as the average queue length. The proposed method yielded beDer results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58473
ISSN: 2237-1346
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