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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Literatura e desentendimento: reflexões sobre a resistência da literatura contra a BNCC a partir de Benjamin e de Rancière
Título em inglês: Literature and disagreement: reflections on the resistance of the literature against the common national curricular base from the thoughts of Benjamin and Rancière
Autor(es): Ferraz, Diego Rodrigo
Palavras-chave: Literatura;BNCC;Desentendimento;Walter Benjamin;Jacques Rancière;Literature;Disagreement
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: FERRAZ, Diego Rodrigo. Literatura e desentendimento: reflexões sobre a resistência da literatura contra a BNCC a partir de Benjamin e de Rancière. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 121-138, out./dez. 2020.
Resumo: Este trabalho se propõe a realizar uma análise de como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se vincula diretamente à lógica de mercado da sociedade de consumo, autenticando, portanto, o mundo como posto e as práticas pseudopolíticas da contemporaneidade. Isso gera um conflito entre a BNCC e a literatura. A proposta é demonstrar essa disputa destacando as potencialidades políticas do literário, a partir de sua atuação estética. Para tanto, realiza-se a apresentação das premissas gerais do documento, posteriormente, aborda-se como a literatura é apresentada pela Base e o dissenso gerado a partir de uma falta de espaço para o literário por conta do excesso presente no documento. Diante disso, a literatura, por meio da política da escrita e do desentendimento, pode tensionar o espaço escolar, como um campo de resistência ao absoluto, realizando uma (re)partilha do sensível. As reflexões têm por base, principalmente, os pensamentos de Walter Benjamin e de Jacques Rancière.
Abstract: This paper analyzes how the Common National Curricular Base (BNCC) binds directly to the logic of the consumer society, authenticating, therefore, the world as it is and the contemporary pseudo-political practices. Faced with this scenario, a conflic emerges between literature and BNCC. This article intends to show this dispute, highlighting the political potential of the literary, from its aesthetic performance. For this purpose, one part of the text is dedicated to presenting the general premises of the document; posteriorly, is shown how the literature is presented in the Base and the dissensus created from a lack of space for the literary because of the excess present in the document. In view of that, The Politics of Literature and Disagreement can tensioning school space as an area of resistance to the absolute, realizing a (re)partition of the sensible. The reflections are based, mainly, on the thoughts of Walter Benjamin and Jacques Rancière.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58442
ISSN: 2596-2817
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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