Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Maria das Graças Barbosa | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Diego da Silva | - |
dc.contributor.author | Arruda, Gisele Maria Melo Soares | - |
dc.contributor.author | Alves Neto, Franklin de Castro | - |
dc.contributor.author | Santos, Elton Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-17T13:57:42Z | - |
dc.date.available | 2021-05-17T13:57:42Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Ivana Cristina Vieira de Lima et al. Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde. Rev. Bra. Edu. Saúde, v. 10, n.4, p. 15-21, out./dez., 2020. Disponível em: http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES. Acesso em: 17/05/2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-2391 | - |
dc.identifier.uri | http://diadorim.ibict.br/handle/1/901 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58407 | - |
dc.description.abstract | The objective was to describe the experience related to active and hybrid learning in medical training on public health policies in a state public institution of higher education. The course was offered from December 2019 to April 2020 in the 4th semester of the Medical Course for a class consisting of 36 students. The main active methodologies used in conducting the discipline were: Flipped Classroom, Problem Based Learning (PBL), educational game and project based learning. Hybrid teaching consisted of using GoogleClassroom, a content management system for the purpose of sharing materials for reading, explaining and receiving activities, as well as assessing learning. At the end of the course, an institutional assessment was carried out through Google Forms to apprehend the students' perception of teaching and learning methods, teachers and the contribution to medical training, in addition to capturing the positives, negatives and suggestions. Active learning methodologies and hybrid teaching provided theoretical-practical integration of the contents; greater student engagement and active participation; strengthening of collaborative work; sensitizing and motivating environment for learning; continuous feedback and quality in learning management. However, it was pointed out as disadvantages the high load of didactic activities and overload of the most dedicated students in group activities, which demonstrates the importance of the teaching role as a learning mediator. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Educação e Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Formspara apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem. | pt_BR |
dc.title.en | Active and hybrid learning in medical education on Public Health Policies | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Artigo publicado em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_icvlmaia.pdf | 417,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.