Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58372
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Júri simulado na disciplina de Atenção Farmacêutica em aula remota em tempos de pandemia: relato de experiência
Título em inglês: Simulated jury in the Pharmaceutical Care classes on the web in times of pandemic: experience report
Autor(es): Roseno, Danillo Alencar
Vale, Patrícia Araújo Pedrosa do
Palavras-chave: Educação em Farmácia;Educação Superior;Metodologia
Data do documento: Mai-2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: ROSENO, Danillo Alencar; VALE, Patrícia Araújo Pedrosa do. Júri simulado na disciplina de Atenção Farmacêutica em aula remota em tempos de pandemia: relato de experiência. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, v. 6, n. 1 , p. 01-11, maio, 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/60547/196805. Acesso em: 13 maio 2021.
Resumo: Introdução e objetivo: as diretrizes do curso de Farmácia requerem um perfil de múltiplo conhecimento dos profissionais. Com o advento da pandemia de Covid-19 e a adaptação do ensino de forma remota, surge a necessidade de metodologias ativas como alternativas pedagógicas que permitam fomentar o interesse dos discentes, relacionando conhecimento reflexivo e crítico. Método: refere-se a um relato de experiência de um júri simulado, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. A construção da atividade ocorreu utilizando metodologia ativa em aula remota síncrona no Google Meet, englobando uma proposta educativa no estudo decaso clínico na disciplina de Atenção Farmacêutica do curso de Farmácia da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró -Rio Grande do Norte. Resultados: a dinâmica permitiu a substituição de forma positiva das aulas presenciais, através da participação de 49 estudantes e 02 professores, agregando uso de tecnologias e a troca de experiências. Conclusão: conclui-se que o júri simulado em formato virtual demonstra-se como uma ferramenta valiosa para os cursos da saúde, possibilitando a interação dos alunos, além de aplicação dos conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidade necessárias para a prática farmacêutica.
Abstract: Introduction: Pharmacy course guidelines require professionals with profile of multiple knowledge. With the advent of the Covid-19 pandemic and the adaptation of classes on the web, the need arises for active methodologies as pedagogical alternatives that allow the efficient learning, relating reflective and critical knowledge. Method: refers to an experience report of a simulated jury of the descriptive type using a qualitative approach. The construction of the activity took place using active methodology in remote synchronous class at Google Meet, involving an educational proposal in the clinical case study in the Pharmaceutical Care course for undergraduate pharmacy students at Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró -Rio Grande do Norte. Results: The group dynamic allowed the positive substitution of classroom lessons through the participation of 49 students and 02 professors, adding the use of technologies and the exchange of experiences. Conclusion: we conclude that the Simulated Jury in virtual format isdemonstrated as a valuable tool for health courses, enhancing the interaction of students and professors, in addition to that, we apply basic knowledge and skill development necessary for pharmaceutical practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58372
ISSN: 2525-9563
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_daroseno.pdf456,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.