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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58353
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de banco de dados para condições de aderência em pavimentos aeroportuários |
Autor(es): | Gonçalves, Haikel Buganem Busgaib |
Orientador: | Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Palavras-chave: | Banco de dados;Gerência de pavimentos;ROC;Aeroportos |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | GONÇALVES, Haikel Buganem Busgaib. Desenvolvimento de banco de dados para condições de aderência em pavimentos aeroportuários. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Devido à trabalhabilidade insuficiente dos dados de infraestrutura aeroportuária atualmente armazenados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e pelo seu potencial uso nas atividades de Sistemas de Gerência de Pavimentos Aeroportuários (SGPA), esta pesquisa propõe um método de construção de um banco de dados para os parâmetros de aderência de pavimentos aeroportuários brasileiros. Para isso, foram testados relatórios de macrotextura e de coeficiente de atrito fornecidos pela ANAC, no formato Portable Document File (.pdf). Inicialmente, foram testados dois métodos de captação de dados: (i) com o uso do Tesseract OCR, um programa de Reconhecimento Óptico de Caracteres (ROC) capaz de transformar textos de imagens em arquivos editáveis; e (ii) com o preenchimento e manipulação de formulários em Microsoft Excel (.xls). Para verificar a qualidade dos dados coletados com o Tesseract OCR, foi proposto o uso do Índice de Qualidade de Dados (IQD). Após os testes dos métodos de captação de dados, foi desenvolvido um fluxograma contendo o ciclo de vida e a estruturação do banco de dados em questão. Durante esta fase, foram propostos um método de construção de chaves de acesso para rotular os relatórios e um sistema de caminhos de diretórios para que os dados pudessem ser acessados de forma intuitiva. Por fim, foi construída uma dinâmica de implementação do banco de dados e estabelecidas hierarquias entre os principais usuários: a ANAC, os operadores de aeródromos e as entidades de pesquisa. Apesar de se mostrar eficiente para a leitura de textos simples, o ROC apresentou IQD variando entre 0% e 98,75% ao ler elementos planilhados, o que não garantiu uma qualidade adequada aos dados coletados dessa forma. Para testar a capacidade do método dos formulários, foram utilizados algoritmos, com o uso da biblioteca Pandas, capazes de extrair os dados dos formulários e imprimi-los em arquivos no formato de texto (.txt); e de construir datasets em novas planilhas no formato .xls com o uso dos dados captados. Com isso, observou-se que os dados manipulados com o método dos formulários apresentam qualidade adequada. O ciclo de vida de dados proposto gerou uma base de dados organizada e sem duplicatas de chaves ou de diretórios. Diante do exposto, conclui-se que a implementação do banco de dados permitirá à ANAC obter uma ferramenta de auxilio nas ações de regulação e fiscalização, às entidades de pesquisa acesso otimizado aos dados, e aos operadores de aeródromos gerência adequada dos pavimentos sob sua responsabilidade. |
Abstract: | Due to insufficient manipulability of airport infrastructure data currently stored by Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), and for its potential use in Airport Pavement Management Systems (APMS) activities, this research proposes a method of database construction for Brazilian airports pavement’s friction parameters. For this, tests were made with macrotexture and surface friction reports provided by ANAC, on Portable Document File (.pdf) format. Initially, two data collection methods were tested: (i) using Tesseract OCR (Optical Character Recognition), a software capable to read texts on images and turn them into editable files; and (ii) filling and manipulating formularies in Microsoft Excel (.xls) format. To verify the quality of data collected with Tesseract OCR, the Data Quality Index (DQI) was proposed. After testing the data colleting methods, flowcharts representing the data lifecycle and the database structure were developed. During this phase, an access key labeling method and a directory path system were proposed in order to users recover data intuitively. Lastly, a dynamic for database implementation and a hierarchy system were established for the main users: ANAC, the aerodrome operators and research entities. Although efficient to read simple texts, the OCR presented DQI varying between 0% and 98,75% while reading spreadsheets, not guaranteeing a suitable data quality. To test the capacity of the formulary methods, algorithms were made using Pandas library, capable of extracting data from formularies and printing them on text files (.txt) format; and constructing datasets on new .xls spreadsheets using the collected data. Thereby, data manipulated using the formulary method presented a suitable quality. The proposed data lifecycle created an organized database without duplicate access keys or directories. Therewith, it can be concluded that the database implementation allows: ANAC to obtain an auxiliary tool for regulation and monitoring activities; data to be access optimally by the research entities; and an appropriate network pavement management for the aerodromes operators. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58353 |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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