Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Nelson Barros da | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Michael Viana | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-23T11:10:11Z | - |
dc.date.available | 2013-09-23T11:10:11Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | Peixoto, M. V.; Costa, N. B. (2005) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5834 | - |
dc.description | PEIXOTO, Michael Viana. O tropicalismo e a cultura pop – um encontro interdiscursivo em Adriana Calcanhotto. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2005 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Linguistica Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Música Popular Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Applied Linguística | pt_BR |
dc.subject | Analysis of the Speech | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Popular Music | pt_BR |
dc.subject | Calcanhotto, Adriana, 1965 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Intextualidade | pt_BR |
dc.subject | Canções - Rio Grande do Sul - História e Crítica | pt_BR |
dc.subject | Tropicalismo (movimento musical) | pt_BR |
dc.subject | Música e linguagem | pt_BR |
dc.title | O tropicalismo e a cultura pop – um encontro interdiscursivo em Adriana Calcanhotto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa se propôs a investigar de que maneira se dá o cruzamento discursivo entre o movimento estético-ideológico tropicalista e a Canção Pop, na produção literomusical de Adriana Calcanhotto. A teoria de base que norteou o trabalho foi a Análise do Discurso de linha francesa, cujos principais subsídios teóricos foram fornecidos por Dominique Maingueneau (1995). Além das categorias de análise elaboradas por ele, foram consideradas também as contribuições teóricas de autores como Bakhtin/Volochínov (1995), Authier-Revuz (1984), Piegay-Gros (1996), Costa (2001), Tatit (1996), Sanches (2000) e Campos (1983). Apresentou-se, inicialmente, todo o aparato teórico fornecido por esses autores e, em seguida, com base no que se tem pesquisado acerca do Tropicalismo, caracterizamo-lo sob uma perspectiva discursiva, utilizando os conceitos de comunidade discursiva, gênero, posicionamento, etos, cenografia, código de linguagem, relações intertextuais, interdiscursivas e metadiscursivas. Essa mesma caracterização também foi feita com a canção pop. Logo após, observou-se como a prática literomusical de Adriana Calcanhotto incorpora elementos do Movimento Tropicalista e do posicionamento pop. Para esta análise, foram consideradas também as semioses visuais presentes nos encartes dos discos da artista. O recurso a esse material se deve ao fato de se identificar também nele tanto características do posicionamento pop quanto do Tropicalismo. Com esta análise, foi possível observar de que maneira se dá o entrecruzamento discursivo dos posicionamentos tropicalista e pop na produção literomusical de uma artista que, a partir de tal pesquisa, propomos caracterizar como neotropicalista | pt_BR |
dc.title.en | The tropicalismo and the pop culture - interdiscursivo meeting in Adriana Calcanhotto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_dis_mvpeixoto.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.