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Título: Caracterização da acessibilidade aos empregos percebida pelos usuários do sistema metroferroviário da região metropolitana de Fortaleza
Autor(es): Souza, Hélio Henrique Holanda de
Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Acessibilidade
Acessibilidade
Escolha discreta
Utilidade percebida
Indicador logsum
Data do documento: 2020
Citação: SOUZA, Hélio Henrique Holanda de; OLIVEIRA NETO, Francisco Moraes de; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Caracterização da acessibilidade aos empregos percebida pelos usuários do sistema metroferroviário da região metropolitana de Fortaleza. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 1, p. 1-17, 2020.
Resumo: A mudança de paradigma para um planejamento dos transportes com foco na acessibilidade, associada às críticas sobre as técnicas tradicionais de avaliação ex-ante, abriram espaço para novas abordagens de quantificação dos impactos diretos e indiretos advindos das alternativas de intervenção, a partir de medidas de acessibilidade baseadas no conceito da utilidade percebida pelos usuários. Neste contexto, este trabalho objetiva caracterizar os benefícios da implantação do sistema metroviário na melhoria das condições de acesso aos empregos da população de baixa renda da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por meio da proposição de um método baseado na modelagem do valor do tempo e em indicador do tipo logsum que incorpora a percepção dos usuários com relação à sua problemática específica. Como principal contribuição metodológica, destaca-se o uso da modelagem comportamental no esforço analítico de melhor compreensão da problemática da acessibilidade. Ademais, a aplicação do método permitiu caracterizar espacialmente os ganhos de acessibilidade com as linhas Sul e Oeste do Metrofor, destacando os principais fatores, segundo a percepção dos indivíduos que utilizam o sistema, que podem explicar a variação dos benefícios dessa intervenção na RMF.
Abstract: The paradigm shiD towards transport planning focused on accessibility, together with the cri+cism on tradi+onal techniques for ex-ante assessment, opened up new ap-proaches for quan+fying direct and indirect impacts of alterna+ve solu+ons, by the use of accessibility measures based on the concept of users’ perceived u+lity. In such a con-text, this work aims to characterize the benefits of implemen+ng the metro system in enhancing the access condi+ons to jobs for the low-income popula+on in Fortaleza’s Metropolitan Region (RMF), through the proposi+on of a method based on modeling travel +me and on a logsum-type indicator which incorporates users’ percep+on of its specific problem seHng. Its main methodological contribu+on is the use of behavioral modeling in the analy+cal effort of beJer understanding accessibility problems. Moreo-ver, the method applica+on allowed to spa+ally characterize the accessibility gains of Metrofor’s South and West lines, highligh+ng the main factors, according to the system’s users percep+on, which could explain the varia+on of its benefits over the RMF
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58349
Tipo: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-1346
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