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dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2021-05-12T12:02:35Z-
dc.date.available2021-05-12T12:02:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOARES, Jorge Barbosa. Reflexões sobre um programa de pesquisa científica para a infraestrutura viária do Brasil. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 5, p. 1-13, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v28i5.2174-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58321-
dc.description.abstractThis paper is mo3vated by the transi3on between asphal3c pavement design methods in Brazil. The objec3ve is to facilitate a method for knowledge revision that can be useful for future updates. It is presented an analysis of how Science, with its characteris3cs that makes it a paradigm of ra3onality when compared to other forms of comprehension and predic3on, can affect a strategic area such as roadway infrastructure. A transforming moment of the sector in Brazil, with interna3onal funding, concessions, privatiza 3ons, require a na3onal technical and scien3fic community equipped with the best available knowledge and with cri3cal ability. Science moves us towards to what is believed to be truth in a given moment. In most cases, its applica3on today exceeds predecessor methods. The reflec3on about Scien3fic Research Programs for roadway infrastructure is only one element to build an area at the fron3ers of knowledge in both academia and innova3on for businesses and the public sector.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectSistema viáriopt_BR
dc.subjectInfraestrutura viáriapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleReflexões sobre um programa de pesquisa científica para a infraestrutura viária do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste ar3go é mo3vado pela transição entre métodos de dimensionamento de pavimentos asfál3cos no Brasil. Tem por obje3vo facilitar um método de revisão do conhecimento ú3l a futuras atualizações. Apresenta-se uma análise sobre como a Ciência, com suas caracterís3cas que a tornam um paradigma da racionalidade frente a outras formas de compreensão e previsão, pode influenciar uma área estratégica, como a de infraestrutura viária. Um momento de transformações deste segmento no país, que envolve inves3mentos externos, concessões, priva3zações, requer uma comunidade nacional equipada com o melhor conhecimento disponível e aguçada capacidade crí3ca. A Ciência tende a nos mover para mais perto do que se entende num dado momento como verdade e, na maior parte dos casos, o seu grau de aplicação de hoje tende a exceder métodos predecessores. A reflexão sobre Programas de Pesquisa Cien?fica para infraestrutura viária é apenas um dos elementos para se construir uma área de fronteira no conhecimento acadêmico e na inovação de empresas e do poder público.pt_BR
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