Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Sameque Farias Cunha de-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Augusto Uchôa da-
dc.date.accessioned2021-05-12T11:18:22Z-
dc.date.available2021-05-12T11:18:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sameque Farias Cunha de; SILVA, Carlos Augusto Uchôa da. Caracterização de padrões de deslocamentos urbanos em Fortaleza com a utilização de dados de redes sociais georreferenciadas. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 5, p. 1-13, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v28i5.2153-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58320-
dc.description.abstractTradi7onal techniques for obtaining data on mobility had suffered a delay process. In this scenario, alterna7ve, low cost techniques capable of incorpora7ng the dynamics of these displacement paDerns have been aDrac7ve. These include databases from loca- 7on-based social networks. Therefore, the main objec7ve of this work was the elabora- 7on of a method to characterize mobility paDerns in Fortaleza using Twi er and Instagram data. The proposed method allowed the assignment of trips from the check-ins, iden7fying the OD pairs. In addi7on, a method of socioeconomic characteriza7on of individuals through spa7al regression was suggested. The results indicate that the method was effec7ve in iden7fying displacement paDerns of medium and high income people, mainly for leisure travel. However, one of the results constrains was the inability of represen7ng the lower income popula7on travel behaviour at the city of Fortaleza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCaracterização socioeconômicapt_BR
dc.subjectRegressão espacialpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPadrão de deslocamentopt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.titleCaracterização de padrões de deslocamentos urbanos em Fortaleza com a utilização de dados de redes sociais georreferenciadaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTécnicas tradicionais para a obtenção de dados sobre mobilidade vêm sofrendo um processo de defasagem. Nesse cenário, técnicas alterna7vas, de baixo custo e capazes de incorporar as dinamicidades desses padrões de deslocamentos, têm se mostrado atra- 7vas. Dentre elas, podem ser citadas as bases de dados, provenientes de redes sociais, baseadas em localização. Portanto, o obje7vo principal deste trabalho foi a elaboração de um método para caracterizar padrões de mobilidade em Fortaleza com a u7lização de dados do Twi er e Instagram. O método proposto possibilitou a atribuição de viagens a par7r dos check-ins, iden7ficando os pares OD. Além disso, foi sugerido um método de caracterização socioeconômica dos indivíduos, através de uma regressão espacial. Os resultados indicam que o método foi eficaz na iden7ficação de padrões de deslocamento de pessoas de média e alta renda, principalmente de viagens por mo7vo lazer. No entanto, uma das limitações mais visíveis deste trabalho é o fato de ele não ter sido capaz de representar o comportamento da população de renda mais baixa na cidade de Fortaleza.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_sfcoliveira.pdf12,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.