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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Programa Residência Pedagógica e a difusão da prática de brincar com atividades sociais: uma proposta de estágio no litoral piauiense
Título(s) alternativo(s): Programa de Residencia Pedagógica y difusión de la práctica de jugar con actividades sociales: una propuesta de prácticas en la costa de piauiense
Título em inglês: The “Programa Residência Pedagógica” and the dissemination of the practice of playing with social activities: a proposal for an internship in the coast of Piauí
Autor(es): Teles, Fabricia Pereira
Nóbrega, Evangelita Carvalho da
Palavras-chave: Residência pedagógica;Estágio;Brincar;Atividades sociais
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: TELES, Fabricia Pereira; NÓBREGA, Evangelita Carvalho da. Programa Residência Pedagógica e a difusão da prática de brincar com atividades sociais: uma proposta de estágio no litoral piauiense. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 211-225, set./dez. 2020.
Resumo: Este texto discute e apresenta uma proposta de estágio curricular obrigatório na Educação Infantil, vivenciada por residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, localizado no litoral piauiense. Vinculados ao Programa de Residência Pedagógica (RP), acadêmicos e acadêmicas desenvolveram projetos de ensino-aprendizagem apoia dos numa proposta de organização de Brincar por Atividades Sociais. A proposta mostrou que, ao organizar projetos contemplando brincar com as práticas sociais, o projeto RP oportunizou uma formação inicial atrelada à reflexão e à articulação teoria-prática, bem como trouxe à baila a importância de reconhecer e compreender a criança como sujeito sócio-histórico-cultural que manipula objetos culturais, explora o uso da linguagem e participa ativamente da vida social.
Abstract: This text discusses and presents a proposal for a curricular internship in Kindergarten Education experienced by residents of the Pedagogy Undergraduate Course of the State University of Piauí – Prof. Alexandre Alves de Oliveira Campus, located on the coast of Piauí. Linked to the “Programa de Residência Pedagógica” (PRP), the undergraduates developed teaching-learning projects according to the organization proposal of Playing for Social Activities. The proposal showed that in designing projects to play with social practices, the PRP provided an initial training linked to the theory and practice of reflection and articulation, as well as the importance of recognizing and understanding the child as a socio- historical-cultural context that manipulates cultural objects, explores the use of language and actively participates in social life.
Resumen: Este texto discute y presenta una propuesta de pasantía curricular obligatoria en Educación Infantil, vivida por los residentes del Curso de Pedagogía de la Universidad Estatal de Piauí – Campus Profesor Alexandre Alves de Oliveira, ubicado en la costa de Piauí. Vinculados al Programa de Residencia Pedagógica (PR), académicos y académicas desarrollaron proyectos de enseñanza-aprendizaje a partir de una propuesta de organización del Juego para Actividades Sociales. La propuesta mostró que, al organizar proyectos que contemplan jugar con prácticas sociales, el proyecto de RP brindó una formación inicial vinculada a la reflexión y a la articulación teoría-práctica, además de plantear la importancia de reconocer y comprender al niño como sujeto sócio-histórico-cultural que manipula objetos culturales, explora el uso del lenguaje y participa activamente en la vida social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58276
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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