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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorato, Rodrigo Altair-
dc.contributor.authorFerreira, Rafaela Cícera-
dc.contributor.authorPereira, Cláudio Alves-
dc.date.accessioned2021-05-08T00:20:04Z-
dc.date.available2021-05-08T00:20:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMORATO, Rodrigo Altair; FERREIRA, Rafaela Cícera; PEREIRA, Cláudio Alves. Perspectivas de ensino bilíngue de inglês na educação básica brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 195-210, set./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58275-
dc.description.abstractThe phenomenon of bilingual education is at a time of great expansion in Brazil, a movement followed by different ways of implementing the teaching of another foreign language, depending on the educational institution. This variation in the methods and formats of bilingual education generates for the interested parties, such as students, families and educators, doubts and multiple perceptions about what, is fact, is considered bilingual education. To clarify the concept of bilingual education and verify the understanding about it from the school community, we made an online survey, via Google Forms, questioning parents and teachers about their idea of bilingual education and the concept of linguistic fluency. The survey counted on the participation of fifty teachers of different school subjects, twentyfive English teachers, in addition to one hundred parents of students from different regions of Brazil. The distribution of the results was presented in a graph format and discussion was problematized throughout the paper. We found that using the generic term Bilingual Teaching to describe such a complex process is not enough to define the educational institutions. The nomenclature used to describe educational bilingual programs must be more specific in order to translate what is really happening in the schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titlePerspectivas de ensino bilíngue de inglês na educação básica brasileirapt_BR
dc.title.alternativePerspectivas de la enseñanza bilingue del inglês en la educación basica brasileñapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO fenômeno da educação bilíngue está em um momento de grande expansão no Brasil, movimento acompanhado por distintas formas de implementação do estudo de mais de uma língua estrangeira, a depender da instituição de ensino. Essa variação em metodologias e formatos da educação bilíngue gera para as partes interessadas, como alunos, famílias e educadores, dúvidas e percepções múltiplas sobre o que, de fato, vem a ser a educação bilíngue. Para esclarecer o conceito de educação bilíngue e verificar o entendimento sobre esta por parte da comunidade escolar, elaborou-se uma pesquisa on-line, via Google Forms, questionando pais e professores sobre a ideia de ensino bilíngue e o conceito de fluência linguística. A pesquisa contou com a participação de cinquenta professores de disciplinas variadas, vinte e cinco professores de língua inglesa, além de cem pais de alunos de diferentes regiões do Brasil. A distribuição dos resultados foi apresentada no formato de gráfico e a discussão problematizada ao longo do texto. Concluiu-se que o uso do termo genérico Ensino Bilíngue para descrever um processo tão complexo não serve para caracterizar as instituições educacionais. A nomenclatura utilizada para descrever programas de ensino bilíngue precisa ser mais específica, a fim de traduzir o que realmente acontece nas escolas.pt_BR
dc.description.abstract-esEl fenómeno de la educación bilingüe se encuentra en un momento de gran expansión en Brasil, un movimiento acompañado de diferentes formas de implementar el estudio de más de una lengua extranjera, dependiendo de la institución educativa. Esta variación en las metodologías y formatos de la educación bilingüe genera dudas y múltiples percepciones sobre lo que, de hecho, es la educación bilingüe para los actores como estudiantes, familias y educadores. Para aclarar el concepto de educación bilingüe y verificar la comprensión del mismo por parte de la comunidad escolar, se desarrolló una encuesta en línea, vía Google Forms, preguntando a los padres y a los maestros sobre la idea de educación bilingüe y el concepto de fluidez lingüística. La encuesta contó con la participación de cincuenta profesores de diversas disciplinas, veinticinco profesores de habla inglesa, además de cien padres de alumnos de diferentes regiones de Brasil. La distribución de los resultados se presentó en formato gráfico y la discusión se problematizó a lo largo del texto. Se concluyó que el uso del término genérico Enseñanza Bilingüe para describir un proceso tan complejo no sirve para caracterizar a las instituciones educativas. La nomenclatura utilizada para describir los programas de educación bilingüe debe ser más específica para poder traducir lo que realmente sucede en las escuelas.pt_BR
dc.title.enBilingual english teaching prospects in brazilian basic educationpt_BR
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