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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Mariana Goncalves-
dc.contributor.authorSantos, Walberto Silva dos-
dc.date.accessioned2021-05-07T23:03:30Z-
dc.date.available2021-05-07T23:03:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFARIAS, Mariana Goncalves; SANTOS, Walberto Silva dos. Proposta de orientação profissional com diferentes enfoques metodológicos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58274-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleProposta de orientação profissional com diferentes enfoques metodológicospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa Psicologia, uma das áreas que exige uma maior aproximação com a prática constitui-se o campo da Avaliação Psicológica, mais especificamente, o uso dos testes psicológicos como ferramenta essencial para o desenvolvimento deste processo avaliativo. O implemento do Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP) consiste em uma série de ações junto a alunos cearenses para que possam atuar no campo da avaliação psicológica. No âmbito da extensão, o LACEP propõe-se a atuar em escolas públicas, utilizando alguns testes psicológicos direcionados a orientação profissional, a fim de ajudar os futuros universitários na escolha do curso de preferência e possibilitar aos estudantes pré-universitários auxílio para uma escolha mais consciente de seus cursos. A escolha por esse público alvo se deu a partir da inexistência de ofertas de serviços de orientação vocacional na escola pública. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo a apresentação de uma proposta de orientação profissional nesse contexto. No que tange aos processos de orientação profissional, destaca-se a utilização dos testes psicológicos como instrumentos auxiliares no processo de avaliação psicológica, em parceria com outros recursos avaliativos. Diante disso, percebeu-se a importância da construção de uma proposta que não se restringisse a aplicação de testes, mas que contemplasse outros enfoques metodológicos. Assim, a proposta final de orientação profissional a ser realizada envolve, além da aplicação dos testes, a realização de entrevistas semi-estruturadas para o levantamento de interesses profissionais e a promoção de atividades em grupos com os alunos, auxiliando os estudantes pré-universitários a reconhecer melhor suas habilidades e interesses, conduzindo a escolhas mais maduras e fundamentadas.pt_BR
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