Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58271
Tipo: Resumo
Título: Crochê, design e terapia ocupacional – uma ação para a cidadania
Autor(es): Araujo, Mallkon Gomes de
Silva, Francisco Deyvson Freitas da
Araújo, Maria do Socorro de
Filgueiras, Araguacy Paixao Almeida
Palavras-chave: Terapia ocupacional;Populações vulneráveis - Integração social;Crochê;Design de moda
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAUJO, Mallkon Gomes de; SILVA, Francisco Deyvson Freitas da; ARAÚJO, Maria do Socorro de; FILGUEIRAS, Araguacy Paixao Almeida. Crochê, design e terapia ocupacional – uma ação para a cidadania. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a relação entre o Crochê – processo artesanal para produção de moda e ornamentação feito com linhas e fios, o Design – processo de in-formação, doação de forma, no qual a informação consiste nas formas no interior das coisas (FLUSSER, 2011); e a Terapia Ocupacional – definida por “a arte e ciência de dirigir a participação do homem em tarefas a fim de restaurar, reforçar e engrandecer sua atuação, facilitando a aprendizagem de habilidades essenciais para sua adaptação e produtividade." (REED e SANDERSON, 1999). O trabalho foi desenvolvido na Cooperativa dos Centros de Atendimento Psicossocial (COOPCAPS), formada por mulheres em situação de vulnerabilidade social oriundas de tratamento psicoterapêutico do Centro de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Fortaleza (CAPS). Na COOPCAPS essas mulheres trabalham em conjunto criando produtos do vestuário, artigos do lar e artesanato, que são produzidos de forma colaborativa, cada uma domina uma técnica de construção diferente, até o produto ficar pronto pelas mãos de várias cooperadas. O trabalho com o grupo consistiu de oficinas de criatividade e acompanhamento sistemático, de forma a aguçar o pensamento e as ações criativas das mulheres, seguidas de introdução de novas artesanias e aplicação dessas técnicas nos produtos. Considerando a tríade artesanato-design-terapia, buscou-se analisar, como objeto sujeito deste estudo, uma das cooperadas, Luciene, e como as novas aprendizagens foram aplicadas à sua pratica no fazer, como o crochê com fio conduzido e a sua aplicação nos produtos. Como resultado preliminar conclui-se que a reação e a disposição para aprendizagem desta integrante da COOPCAPS demonstram que a experiência proporcionou autonomia criativa e profissional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58271
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mgaraujo.pdf72,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.