Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58244
Tipo: Resumo
Título: Aprendizagem baseada em problemas (ABP): análise da aplicação na disciplina de projeto e construção de edifícios I
Autor(es): Silva, José David Monte da
Siqueira, Stelamaris Alves de
Cândido, Luis Felipe
Palavras-chave: ABP;PBL;Aprendizagem
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
Citação: SILVA, José David Monte da; SIQUEIRA, Stelamaris Alves de; CÂNDIDO, Luis Felipe. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): análise da aplicação na disciplina de projeto e construção de edifícios I. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 27, 2020.
Resumo: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) caracteriza-se como uma metodologia ativa que estimula a participação dos alunos, colocando-os como protagonistas no processo de solução de problemas reais de sua futura atuação profissional. A implementação de novos modelos educacionais e metodologias de ensino que reduzam o distanciamento entre teoria e prática podem contribuir para a formação de profissionais capacitados, habilidosos e preparados para atuar no atual mercado de trabalho. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Projeto e Construção de Edifícios I. Para tal, tomou-se como objeto de estudo o segundo trabalho da disciplina que consiste na elaboração de um projeto detalhado de canteiro de obras de uma edificação com múltiplos pavimentos. A partir de uma revisão bibliográfica, identificaram-se os seis componentes centrais para o desenvolvimento da ABP para análise do objeto de estudo: o problema, os grupos tutoriais, o tutor, o estudo individual, a avaliação do estudante e a estruturação do currículo acadêmico. Como resultado, a atividade adequa-se às características necessárias para a conceituação de um problema, em virtude do caráter simples, objetivo, motivador e contextualizado com a atuação profissional. Atende ao componente estudo individual, pois incentiva a busca por fontes de informações complementares às referências bibliográficas da disciplina. Já com relação aos grupos tutorias e o tutor, existe a formação de equipes e o auxílio de um professor e monitores ao longo do desenvolvimento do projeto de canteiro, contudo, recomenda-se a realização de reuniões periódicas, onde os estudantes irão analisar o problema e definir objetivos de aprendizagem, para que após o estudo individual, possam revisar e sistematizar propostas finais para o problema. Vale ressaltar que o sucesso destes grupos tutoriais passa pela participação dos tutores, que devem atuar para estimular o pensamento crítico e manter o foco da discussão, fornecendo exemplos práticos e explicações quando identificarem que os grupos se distanciaram do objetivo. Em relação a avaliação dos estudantes, esta enquadra-se em conceitos da metodologia, por ser contextualizada e proporcionar ao aluno a possibilidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos. A mesma pode ser otimizada com itens de avaliação relacionados a atuação nos grupos tutoriais. A estruturação do currículo acadêmico passa por uma mudança cultural na instituição, desta forma, este componente não depende apenas de atitudes tomadas nesta disciplina. Por fim, é possível notar tendência de alinhamento entre o trabalho aplicado e a ABP em cinco dos seis componentes centrais para desenvolvimento da metodologia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58244
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EUCRATEÚS - CEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve_jdmsilva.pdf136,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.