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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58232
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Excelência versus diminuição do orçamento: a visão institucional de universidades públicas sobre o desempenho em rankings acadêmicos internacionais |
Título(s) alternativo(s): | Excelencia versus disminución del presupuesto: la opinión institucional de las universidades públicas sobre el desempeño en las clasificaciones académicas internacionales |
Título em inglês: | Excellence versus budget reduction: institutional view of public universities on performance in international academic rankings |
Autor(es): | Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral Hora, Paola Matos da Castro, Luciana da Silva |
Palavras-chave: | Ranking acadêmico internacional;Qualidade da educação superior;UFRJ;UFRGS;UFS |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | GONÇALVES, Lukelly Fernanda Amaral; HORA, Paola Matos da; CASTRO, Luciana da Silva. Excelência versus diminuição do orçamento: a visão institucional de universidades públicas sobre o desempenho em rankings acadêmicos internacionais. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 127-146, set./dez. 2020. |
Resumo: | A literatura da área sobre ranking internacional acadêmico destaca metodologias empregadas, indicadores utilizados e resultados alcançados, revelando a necessidade de se investigar como as universidades ranqueadas se veem nesse processo. Desse modo, o presente artigo averigua o posicionamento institucional de universidades frente ao desempenho em rankings internacionais de prestígio, a saber: o Academic Ranking of World Universities (ARWU), o Q&S World University Rankings (QS) e o Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings The Top 200 World Universities (THE). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que se vale da análise de conteúdo para perceber a voz institucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre o destaque nacional delas nesses rankings. Analisam-se, dentro do recorte temporal de publicação de 2017, 2018 e 2019, os relatórios de autoavaliação institucional e as notícias contendo a palavra “ranking” publicadas no site das instituições. Esta pesquisa conclui por um olhar crítico, e até mesmo estratégico, das instituições a respeito dos resultados. Questões metodológicas ou desvantagens não são citadas; no lugar disso, notam-se universidades que reafirmam sua excelência por meio dos rankings internacionais e veem a manutenção e melhora do desempenho como algo diretamente relacionado ao aumento do orçamento destinado à educação superior pública do Brasil. |
Abstract: | The literature on international academic ranking highlights methodologies and indicators used, as well as results achieved, revealing the need to investigate how the universities in the ranking are presented in this process. Thus, this article investigates the institutional positioning of the universities in relation to the performance in prestigious international rankings, namely: Academic Ranking of World Universities (ARWU), Q&S World University Rankings (QS) and Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings The Top 200 World Universities (THE). This is a qualitative research that is based on content analysis to understand the institutional voice of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Federal University of Santa Catarina (UFSC) about their national prominence in these rankings. Analysing, within the time frame of publication of 2017, 2018 and 2019, the institutional selfassessment reports and the news containing the word “ranking” published on the institutions’ website, this research concludes with a critical and even strategic view of the institutions regarding the results. Methodological issues or disadvantages are not mentioned; and instead, it is noted that the universities reaffirm their excellence through international rankings and see maintenance and improvement of performance as something directly related to the increase in the budget destined for public higher education in Brazil |
Resumen: | La literatura del área sobre ranking académico internacional destaca las metodologías empleadas, los indicadores utilizados y los resultados obtenidos, revelando la necesidad de investigar cómo se ven las universidades clasificadas en este proceso. De esta manera, el presente artículo investiga el posicionamiento institucional de universidades frente al desempeño en rankings internacionales de prestigio, a saber: Academic Ranking of World Universities (ARWU), Q&S World University Rankings (QS) y Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings The Top 200 World Universities (THE). Se trata de una investigación de naturaleza cualitativa que se vale del análisis de contenido para percibir la voz institucional de la Universidad Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), la Universidad Federal de Río Grande del Sur (UFRGS) y la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre el relieve nacional de esas universidades en esos rankings. Analizando, en el plazo de publicación de 2017, 2018 y 2019, los informes de autoevaluación institucional y las noticias que contienen la palabra “ranking” publicadas en el sitio web de las instituciones, esta investigación concluye con una visión crítica e incluso estratégica de las instituciones en resultados. Analizando, dentro de la delimitación temporal de publicación de 2017, 2018 y 2019, los informes de autoevaluación institucional y las noticias que contienen la palabra “ranking” publicados en el sitio web de las instituciones, esta investigación concluye con una visión crítica e incluso estratégica de las instituciones con respecto a los resultados. No se citan cuestiones metodológicas o desventajas; en cambio, se notan universidades que reafirman su excelencia por medio de rankings internacionales y ven el mantenimiento y mejora del desempeño como algo directamente relacionado con el aumento del presupuesto destinado a la educación superior pública de Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58232 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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