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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58231
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Estratégias para prevenção da dengue, zika e chikungunya desenvolvidas na região norte do Brasil: o Programa Saúde na Escola em foco |
Other Titles: | Estrategias para la prevención del dengue, zika y chikungunya desarrolladas en la región norte de Brasil: el Programa de Salud en la Escuela en enfoque |
Title in English: | Dengue, zika and chikungunya prevention strategies in northern Brazil: School at Health Program in focus |
Authors: | Fernandes, Wania Ribeiro Sousa, Maria Fátima de Andrade, Natália Fernandes de Mendonça, Ana Valéria Machado |
Keywords: | Arboviroses;Prevenção;Educação em saúde |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | FERNANDES, Wania Ribeiro; SOUSA, Maria Fátima de; ANDRADE, Natália Fernandes de; MENDONÇA, Ana Valéria Machado. Estratégias para prevenção da dengue, zika e chikungunya desenvolvidas na região norte do Brasil: o Programa Saúde na Escola em foco. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 111-126, set./dez. 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Programa Saúde na Escola (PSE), implementado por meio do Decreto Presidencial n.º 6.286/2007, é uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, cujo objetivo é promover a atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de estudantes do ensino público básico no âmbito das escolas em parceria com as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS). Este artigo tem como objetivo caracterizar as ações de educação em saúde praticadas em três municípios da região Norte integrantes da pesquisa nacional denominada Projeto ARBOCONTROL, coordenada pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), componente 3 Educação, Informação e Comunicação. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada aplicada a 34 professores. A prevenção aparece com maior frequência nos relatos mediante realização de palestras por parte das Unidades de Saúde, porém os professores não associam essa estratégia como uma ação integrada entre a escola e a unidade de saúde, decorrente do PSE, e sim como uma ajuda do “postinho”; sugerindo assim fragilidade no planejamento em conjunto de temáticas que devem ser trabalhadas lado a lado. Essa lacuna intersetorial é notada pelo não conhecimento e adesão das campanhas oficiais do Ministério da Saúde (MS), como instrumento pedagógico em sala de aula, e pelo fato de 85,29% dos professores entrevistados desconhecerem os materiais de campanha disponibilizados gratuitamente pelo MS. |
Abstract: | The Health at School Program (PSE), implemented through Presidential Decree No. 6,286 / 2007, is an intersectoral policy between the Ministry of Health and the Ministry of Education whose objective is to promote integral attention of prevention, promotion and health care of students in basic public education, within the scope of schools, in partnership with the Basic Family Health Units (UBS). This article aims to characterize the health education actions carried out in three municipalities in the northern region that are part of the national research project called ARBOCONTROL, coordinated by the Faculty of Health Sciences of the University of Brasília, component 3 Education, Information and Communication. The data were obtained from a semistructured interview applied to 34 teachers. The Prevention appears more frequently in reports, with lectures by the Health Units, however, teachers do not associate this strategy as an integrated action between the school and the health unit, arising from the PSE, but as a help from the “postinho”. This suggests weakness in the joint planning of themes that must be worked on side by side. This intersectoral gap is noted by the lack of knowledge and adherence to the official campaigns of the Ministry of Health (MS), as a pedagogical tool in the classroom, where 85.29% of the interviewed teachers are unaware of the campaign materials made available free of charge by the MS. |
Abstract in Spanish: | El Programa Salud en la Escuela (PSE) implementado mediante el Decreto Presidencial n.º 6.286 / 2007, es una política intersectorial entre los Ministerios de Salud y Educación cuyo objetivo es promover la prevención, promoción y atención integral de la salud de los estudiantes. educación pública básica, dentro de las escuelas, en alianza con las Unidades Básicas de Salud de la Familia (UBS). Este artículo tiene como objetivo caracterizar las acciones de educación en salud llevadas a cabo en tres municipios de la región norte que forman parte del proyecto nacional de investigación llamado ARBOCONTROL, coordinado por la Facultad de Ciencias de la Salud de la Universidad de Brasilia, componente 3 Educación, Información y Comunicación. Los datos se obtuvieron a través de entrevistas semiestructuradas aplicadas a 34 docentes. La prevención aparece con más frecuencia en los informes, con conferencias de las Unidades de Salud, pero los docentes no asocian esta estrategia como una acción integrada entre la escuela y la unidad de salud, como una acción del PSE, sino como una ayuda del “Postinho”. Mostrando, debilidad en la planificación conjunta de temas que deben ser trabajados lado a lado. Esta brecha intersectorial se observa por la falta de conocimiento y adherencia a las campañas oficiales del Ministerio de Salud, como instrumento pedagógico en el aula, donde el 85.29% de los maestros entrevistados, desconocen los materiales de la campaña puestos a disposición de forma gratuita por el Ministerio de Sanidad. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58231 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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