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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Maria Eliane Soares-
dc.contributor.authorSilva, Thais Cristina Cardoso da-
dc.contributor.authorAraújo, Ellen Cavalcante de-
dc.contributor.authorSoares, Cristina Facanha-
dc.date.accessioned2021-05-06T16:20:07Z-
dc.date.available2021-05-06T16:20:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Eliane Soares; SILVA, Thais Cristina Cardoso da; ARAÚJO, Ellen Cavalcante de; SOARES, Cristina Facanha. A relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58220-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectBrinquedotecaspt_BR
dc.titleA relação da família com o brincar livre: a experiência da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata da importância da interação entre pais e filhos no momento do brincar O que os pais ignoram é que esta atividade jamais deve ser direcionada com a intenção de assumir o controle da brincadeira ou do comportamento da criança, tirando o foco da fantasia e da imaginação, pois corre o risco de se tornar exaustiva e sem significado para a ela. E foi a partir de constatações como a de Paulo Freire, de que devemos buscar agir de acordo com uma pedagogia libertadora, que nos dispomos a tratar sobre o brincar livre. Utilizamos o diário da Brinquedoteca da Faced (UFC) como fonte de pesquisa. Foi por meio da seleção de relatos que identificamos as dificuldades que os pais têm ao tentar entrar na brincadeira. Pudemos observar pelos relatos analisados que havia uma tentativa de direcionamento do brincar da criança e que os brinquedistas não interviam nesse processo. Também fizemos o uso da bibliografia que trata do assunto, como o livro de Piaget: A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Outra obra utilizada foi a de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. A pesquisa confirmou as ideias dos autores estudados, de que o brincar livre é o meio mais espontâneo que as crianças encontram de reorganizar os valores e de praticar as virtudes que aprendem durante a rotina familiar e social. Outro resultado importante foi que os pais precisam se informar quanto ao conceito do brincar livre e sua importância para as crianças. Concluímos que a brinquedoteca pode ajudar por meio da formação de seus brinquedistas para a elucidação dos pais quanto a cultura do brincar. Os pais conseguirão interagir melhor quando estiverem cientes da seriedade que é o brincar, bem como da sua importância para o desenvolvimento infantil. O brincar livre poderá acontecer no momento em que a família ali presente estiver de fato se divertindo, sem preocupações com relação a ensinar ou aprender, pois isto acorrerá naturalmente.pt_BR
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