Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58177
Tipo: Resumo
Título: Assistência técnica de engenharia a famílias de baixa renda através da extensão universitária no município de Crateús - CE
Autor(es): Caxias Filho, Fernando Antonio de Carvalho
Macêdo, Francisco Emerson Ferreira de
Batista, Tatiane Lima
Palavras-chave: Escritório de engenharia;Habitação social;Projetos residenciais
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
Citação: CAXIAS FILHO, Fernando Antonio de Carvalho; MACEDO, Francisco Emerson Ferreira de; BATISTA, Tatiane Lima. Assistência Técnica de engenharia a famílias de baixa renda através da extensão universitária no município de Crateús - CE. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 22, 2020.
Resumo: A falta de moradia é um problema que afeta milhões de brasileiros, principalmente os mais pobres. Mesmo quando a moradia existe, esta muitas vezes é construída de maneira irregular e sem o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto. Um bom projeto de engenharia permite que a residência seja planejada de modo a proporcionar conforto e segurança aos seus habitantes, além de tornar construção mais econômica. Entre as justificativas para a baixa procura de projetos residenciais pela população mais carente estão o alto custo de um projeto e a falta de informação sobre o assunto. À vista disso, o PROHabita (Escritório de Habitação Social de Crateús), Projeto de Extensão da UFC no Campus de Crateús existente desde 2018, teve por objetivo no ano de 2020 oferecer, de forma gratuita, assistência técnica e elaboração de projetos de engenharia, construção, reforma e regularização fundiária para famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos, além de focar na reestruturação interna do projeto devido às mudanças ocorridas pela pandemia. Os serviços de projeto que estão à disposição da população através do PROHabita, são: arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural, planta de situação, memorial descritivo e levantamento planimétrico para Usucapião e realização de orçamentos. Recebidas as demandas via formulário ou contato direto com um dos parceiros, entra-se em contato com o interessado, a fim de conhecer sua situação e saber como o projeto pode ajudá-lo, seja para construção ou regularização fundiária. Para atingir os objetivos do projeto, considerando a situação de isolamento social causada pela pandemia de COVID-19, realizou-se diversas atividades por meio digital, como: a criação da identidade visual do projeto; vídeos de divulgação e lançamento via redes sociais; elaboração de formulários e processos internos para o escritório, além de conversas e reuniões visando formar importantes parcerias para o projeto. Além disso, uma família foi beneficiada com projeto de regularização fundiária. Dentre as atuais fontes de demanda do projeto, podemos citar a Defensoria Pública Geral do Ceará e a Frente Social Cristã. De tal modo, o PROHabita, além de desempenhar uma importante função social no acesso a moradia de qualidade, ainda proporciona aos alunos participantes a oportunidade de vivenciar um ambiente prático de aprendizado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58177
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EUCRATEÚS - CEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve-faccaxiasfilho.pdf137,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.